Nesta terça-feira o Fórum Tripartite do CAHL se reuniu para debater estatutos e democracias. Com a participação de representantes da APUR, o secretário Antonio Eduardo Oliveira e o vice-presidente Herbert Martins, de discentes do CAHL( Centros acadêmicos) e do secretário de cultura da cidade de Cachoeira, José Luiz Bernardo; o debate acabou englobando outros temas como a expansão da UFRB em Cachoeira e sua relação com a comunidade local.
Na verdade, a relação com a comunidade local está inserida nas discussões sobre a estatuinte da UFRB. Nesse sentido, houve um debate sobre como seria a participação da sociedade civil na construção da estatuinte, pois, segundo ele, a comunidade não tem tido uma participação ativa na universidade, mesmo ela sendo fruto de uma luta de toda a sociedade cachoeirana. “A comunidade deveria participar do processo político como um todo. Não é apenas ceder o auditório, tem que ter algum retorno”, reiterou o secretário de cultura de cachoeira.
O professor Antonio Eduardo também reconheceu que há uma dificuldade de participação, mas registrou que o CAHL produz muitos eventos em diversas áreas. Para ele, é necessário se pensar em estratégias para motivar a participação da comunidade, bem como uma forma de derrubar as barreiras impostas pela universidade: “A comunidade está dispersa. Nem sempre os movimentos sociais são mobilizados. A universidade, por sua vez, coloca barreiras, não se faz interessante para atrair as pessoas”, ponderou Antonio Eduardo.
O discente Paulo Ricardo Reis apontou o Fórum Tripartite como um início de mudança. Paulo Ricardo lembrou que, historicamente, a universidade foi construída apenas para criação do saber. Segundo ele, os participantes do Fórum estão indo de encontro a esse modelo hegemônico de universidade, pensando em meios de atrair a comunidade. O discente também lembrou o espaço que a comunidade terá na construção do novo estatuto da UFRB: “O primeiro com a participação da sociedade civil”, colocou o discente.
Também surgiu por iniciativa dos estudantes, na reunião a ideia de se criar um site do Fórum Tripartite da UFRB, um espaço não só para registrar os eventos em torno do Fórum, mas também para mobilização. Além da expansão, a próxima reunião terá como ponto de pauta a discussão de como se dará a participação da comunidade na Estatuinte da UFRB.