Categories APUR

INSTALADA A COMISSÃO DA ESTATUINTE

s-a-01-25-02-14

Na manhã desta terça-feira (25), o reitor da UFRB, Paulo Gabriel Nacif, declarou instalada a Comissão da Estatuinte, mais um passo do processo da Estatuinte da UFRB, que já vem sendo discutido há dois anos, e que teve sua metodologia e comissão aprovadas em novembro do ano passado. Comissão esta formada por representante e suplente dos técnico-administrativos, docentes e discentes, e também pelo CONSUNI e Administração Central.

Ao declarar instalada a Comissão, Paulo Gabriel Nacif também ressaltou que o processo da Estatuinte é uma oportunidade única de discutir a UFRB de forma mais orgânica e mobilizada possível, pois conseguiu congregar não só as representações de todas as categorias da universidade, mas também extrapolou seus muros por meio das representações da sociedade civil. “Temos a oportunidade enorme para fazer uma ampla discussão. Uma oportunidade de discutir o próprio conceito de universidade. Pensar para que serve a universidade hoje”, completou o reitor.

s-a-02-25-02-14

A representante da administração central, professora Rita Dias, explicou que a missão da comissão é convocar o Congresso Estatuinte; elaborar o Regimento deste Congresso e desencadear o processo estatuinte nos Centros, que será feito por meio da criação das Subcomissões Locais de cada Centro. Para além dessas questões mais pontuais, a professora relembrou a importância do momento: “É o processo político, em curso, mas importante de nossa instituição”, reiterou Rita Dias.

O professor Antonio Eduardo Oliveira, representante dos docentes do Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL) e secretário da APUR, chamou atenção para a relevância das mobilizações, pois um dos maiores problemas é trazer as pessoas para o debate. Para o professor, é exatamente por isso que o período de formação, previsto no processo da Estatuinte, se faz importante.

O representante dos discentes do CAHL, Gilson Filho, falou da inquietação em relação à escolha dos representantes da sociedade civil que, para ele, têm que fazer parte de comunidades tradicionais. O professor Antonio Eduardo fortaleceu essa preocupação, e lembrou que no CAHL, por meio do Fórum Tripartite, esse debate já começou a ser feito, pensando na melhor forma de abrir o debate para a comunidade, e assim contribuir para que ela mesma escolha seus representantes.

É exatamente a formação um dos pontos previstos no processo de implantação da Estatuinte. Nesse sentido, para a comunidade externa da universidade, serão realizadas audiências públicas nas cidades em que a UFRB está instalada, que é uma forma de mobilizar as pessoas. Para a comunidade interna, haverá eventos de cunho formativo e de mobilização, focados na organização e concepção da universidade.

A próxima reunião da Comissão da Estatuinte foi marcada para o dia 13 de março, às 9:30, na Sala dos Conselhos, Reitoria, Campus Cruz das Almas.

About Author

Leave a Reply