No dia 28/04/14 se reuniram no Centro paroquial de cruz da almas APUR, ASSUFBA, OPOSIÇÃO CUTISTA-APLB, CONSUTA POPULAR, LEVANTE POPULAR DA JUVENTUDE, JUVENTUDE REVOLUÇAO, FEDERAÇÃO DOS ESTUDANTES DE AGRONOMIA DO BRASIL – FEAB; Associação Brasileira dos Estudantes de Engenharia Florestal – ABEEF PASTORAL DA JUVENTUDE, GRUPO ESCALADA E O DIRETORIO MUNICIPAL DO PT , para construir o comitê municipal de plebiscito pela constituinte exclusiva para reforma politica.
A reunião teve com pauta: 1. Informe 2. Construção do comitê municipal 2.1 estrutura 2.2 atividades 3.calendario de reuniões. Foi decido que o comitê municipal inicialmente terá a seguinte estrutura: secretaria operativa e três comitês locais : UNIVERSIDADE, PASTORAL e EDUCAÇÃO BASICA-SECUNDARISTA.
Um aspecto importante na reunião foi a discussão política sobre o significado da campanha pelo PLEBISCITO CONSTITUINTE , foi ressaltado a necessidade de além das atividades de agitação o comitê ter uma preocupação em fomentar um processo de formação política, bem como o debate sobre as pautas especificas ( direitos democráticos, combate ao racismo, Educação, Reforma Agrária, mulheres, pastoral, etc).
A participação da APUR na lutar por uma nova constituição, tem como objetivo central colocar em relevo as reivindicações dos trabalhadores e a defesa de uma universidade pública de qualidade.
A nossa presença no comitê tem como intuito a integração com outros movimentos sociais no Recôncavo da Bahia e no Brasil, construindo uma importante rede de mobilização política.
Na reunião a APUR ficou com incumbência de organizar um comitê na UFRB em conjunto com a Assufba, e o movimento estudantil, através das organizações presentes ( Juventude Levante Popular, FEAB, ABEEF) mais a representação do CCE da UFRB convidada a integrar esta iniciativa.
A próxima reunião do comitê municipal será no dia 12/05/2014 no centro paroquial de cruz das Almas às 19h.