Categories Cultura

OCUPAÇÃO CRIATIVA DA ESTAÇÃO CENTRAL DA BAHIA

No final da noite do dia 01 de junho de 2014, o prédio onde funcionou a antiga estação ferroviária na cidade de São Félix, no Recôncavo da Bahia, foi ocupada por um coletivo que propõe a utilização artística e cultural do espaço, há tempos abandonado pelo poder público.

A construção da Estação casou com o período de expansão ferroviária na Bahia, sendo responsável pelo transporte de carga, até então feita por carros de boi. O transporte ferroviário significou uma revolução socioeconômica para a região do Recôncavo, e colocou a cidade de São Félix como um dos principais pontos de ligação entre as regiões produtoras do país.

Com o o desenvolvimento e utilização de outros meios de transporte, o trem continuou passando na cidade, mas a Estação foi desativada e entrou em processo de sucateamento de sua estrutura física.

Os ocupantes, leia-se: moradores da cidade, integrantes de movimento por moradia da Bahia-MSTB do Quilombo Urbano Lucas da Feira, Coletivo Vozes de Feira de Santana, estuantes da UFRB, artistas, comerciantes locais e etc, indignaram-se com a situação do prédio que não tem passado por manutenções e está sendo sublocado. Por tanto, o objetivo da ocupação é fazer com que o espaço cumpra seu papel público, com intervenções e oficinas artísticas, culturais e socias para e com a comunidade que esta inserida. Quem acompanhou o processo que estação passou lamenta e apóia esse movimento de ressignificação em que o avanço não deverá favorecer a elite e sim o povo.

O prédio pertence atualmente UNIÃO, mas alguns espaços estão sendo sublocados e os outros abandonados. Pelo fortalecimento deste
movimento que pretende cuidar da estrutura e garantir que, nesse espaço de tod@s nós, a criação e participação sejam livres. Os portões e as janelas estão abertos!

Link facebook:

https://www.facebook.com/pages/Ocupa%C3%A7%C3%A3o-Criativa-da-Esta%C3%A7%C3%A3o/651096288301366?ref=bookmarks

About Author

Leave a Reply