Categories APUR

MOBILIZAÇÃO DOCENTE NA UFRB JÁ PROMOVE MUDANÇAS POSITIVAS

s-a-15-06-14-02

A mobilização dos docentes da UFRB no ano de 2014 começa a provocar medidas positivas, mesmo com atraso (se considerarmos o acordo assinado com a Reitoria em 2012), as minutas da resolução de regime de trabalho e de progressão docente foram apresentadas pelo reitor para a discussão da comunidade nesta última semana. Do mesmo modo, foi divulgado o início das obras do prédio de laboratórios do CFP, outra reivindicação antiga da pauta docente.

No que diz respeito à Pauta Nacional, como resposta às reivindicações da greve de 2012, a UFRB obteve aumento no banco de professor equivalente que, a partir do DECRETO No. 8.259, DE 29 DE MAIO DE 2014, passou para 1.765,78. Tal incremento, revela-se significativo quando comparado com os dados anteriores que registravam 1036,07 (conforme Diário Oficial da União de 18 de outubro de 2011).

Isso corresponde há um acréscimo de mais de 400 docentes em regime de dedicação exclusiva ao quadro de pessoal da UFRB. Do mesmo modo, nossa instituição também recebeu autorização para uma vaga de professor titular para concurso público, por meio da PORTARIA Nº 159 DE 21 DE MAIO DE 2014, que aponta ainda a necessária publicização do edital com antecedência mímina de seis meses.

De todo modo, sabemos que é preciso avançar nas mobilizações locais para termos atendidas as pautas prioritárias de 2014. Afinal, demandas importantes para o coletivo docente têm sido negadas e/ou simplesmente procrastinadas pela reitoria da UFRB, haja vista o ofício número 197/2014 – GR, enviado à diretoria da APUR na última terça-feira (10) e apreciado pela assembleia docente. Neste documento, destacam-se as respostas evasivas a temas como o limite mínimo de 8 horas e máximo de 12 horas para atividades de sala de aula e a disponibilização de um servidor por colegiado de curso. Acrescente-se, o necessário debate sobre as condições de trabalho, os problemas de infraestrutura e a urgente conclusão das obras que se arrastam ao longo dos anos nos campi da UFRB.

Por fim, resultará do conjunto de nossas mobilizações a realização de um grande Seminário para avaliarmos os nove anos da UFRB no mês de julho. Neste evento, traçaremos linhas estratégicas para a discussão de temas caros a comunidade acadêmica, tais como o PDI, os currículos e o processo estatuinte. Assim, a APUR novamente trará sua contribuição, na certeza de que estamos trabalhando para uma UFRB mais democrática, socialmente referenciada, autônoma e verdadeiramente inclusiva e de excelência.

About Author

Leave a Reply