Mais do que atender o compromisso de campanha de filiar a APUR à CUT, é uma alternativa concreta de aproximar os docentes federais do conjunto dos demais servidores públicos federais e da maioria da classe trabalhadora que está organizada no seio da Central Única dos Trabalhadores.
A cada passo de crescimento e profissionalização da APUR aumenta, proporcionalmente, a sua responsabilidade, e os novos desafios não podem ser realizados de forma isolada. Vai ser junto com os demais trabalhadores que a APUR crescerá e se consolidará como um importante sindicato do Recôncavo, com capilaridade e representatividade não apenas no movimento docente, mas no seio das lutas de toda classe.
A experiência nas paralisações nacionais do ano passado, com a formação do polo sindical em Cruz das Almas, e agora na formação do comitê do Plebiscito para Constituinte para Reforma Política, demonstra a importância da inserção da APUR no cenário sindical nacional e as possibilidades que se abrem. Não podemos ser apenas um sindicato de apoio, precisamos garantir nossa participação ativa e efetiva na maior Central Sindical do País.
Ampliaremos o debate neste semestre para que, em assembleia geral, possamos decidir sobre esse importante passo na consolidação do nosso sindicato.