A diretoria do ANDES-SN irá se reunir na próxima quarta-feira (6) com a Secretaria de Relações do Trabalho do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (SRT/Mpog). “Nós conseguimos, através do Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais, antecipar o calendário de reuniões para negociação das pautas gerais, e o Mpog agora deve estar num processo de verificar as pautas específicas de cada setor para analisar e conversar sobre a pauta de reivindicação dos docentes”, explica Paulo Rizzo, presidente do ANDES-SN.
Rizzo ressalta que o Sindicato Nacional já protocolou a sua pauta específica de reivindicações, aprovada no 34° Congresso da entidade em fevereiro desse ano, junto aos ministérios da Educação e do Planejamento. Segundo ele, a expectativa é que a reunião de quarta-feira conte com a participação de representantes do MEC. “O Ministério da Educação é o interlocutor que o ANDES-SN reconhece por parte do governo para tratar das questões relativas à Educação”, completa.
De acordo com o presidente do ANDES-SN, essa reunião é importante para os docentes federais, mas desde que conte com a presença do MEC, uma vez que a pauta dos professores federais nãos e resume às questões salariais e que se inicie um processo efetivo de negociação. “A nossa luta é por valorização salarial, pela carreira e também pelas condições de trabalho e pela capacidade de pleno funcionamento das Instituições Federais de Ensino”, frisou.