Categories NOTÍCIAS PRINCIPAL

Nota de Apoio à ADUFS e à Comunidade da UEFS

A direção da APUR vem a público repudiar os ataques promovidos por grupos identificados com forças políticas de extrema direita à ADUFS (Associação de Docentes da Universidade Estadual de Feira de Santana) e a membros da comunidade universitária. Nos últimos dias, uma faixa da ADUFS foi parcialmente arrancada por um grupo armado e os/as companheiros/as da ADUFS vêm sofrendo ameaçadas. Essa escalada de violência teve, na última segunda-feira (17/10), mais um episódio lamentável e perigoso, quando dois homens de maneira agressiva adentraram a secretaria do Gabinete da Reitoria constrangendo servidores/as com gravação de imagem em celular, sob o pretexto de questionar a exibição da faixa produzida pela ADUFS.

Esses ataques, além de violentar gravemente os/as colegas, representam uma ofensiva aos princípios democráticos, à liberdade de pensamento e manifestação, à autonomia universitária e à liberdade sindical.

É preciso dizer que esses não são fatos isolados, muito pelo contrário, se avolumaram com a ascensão de Bolsonaro ao poder, que desde então vem alimentando o ódio, a intolerância e atacando as universidades públicas.

Nós, da direção da APUR, gostaríamos de expressar toda nossa solidariedade aos/às companheiras/os da direção da ADUFS e à comunidade da UEFS.

Colocamo-nos à disposição para defender os princípios democráticos e nossas instituições, em tempo que conclamamos toda comunidade a se mobilizar para esse fim.

Cruz das Almas – BA, 18 de outubro de 2022.

Diretoria da APUR

About Author