Categories APUR Blog Capa

APUR entrega carta de reivindicações ao ministro da Educação em Cruz das Almas

A diretoria da Associação de Professores Universitários do Recôncavo (APUR) entregou uma carta de reivindicações docentes ao ministro da Educação, Camilo Santana, nesta segunda-feira, 17, em Cruz das Almas. Na ocasião, o gestor do MEC esteve no município para inaugurar o Pavilhão III de aulas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Juntamente a APUR, somaram-se forças de movimentos sindicais e estudantis na luta pela manutenção e expansão da UFRB. 

Dentre as pautas do movimento organizado pelos estudantes, estavam a ampliação da assistência estudantil, a conclusão do Complexo Esportivo e, principalmente, a revogação do Novo Ensino Médio.

A entrega da nossa carta de reivindicações acontece em um momento de maior abertura do MEC com a educação brasileira. Nos últimos anos, tínhamos sofrido sucessivos e duros ataques do governo federal, que nos tratava como inimigos, além de perdas financeiras e estruturais consideráveis. 

Por isso, o documento protocolado pela nossa diretoria possui pontos da pauta interna (questões relacionadas à UFRB, ao ensino e ao trabalho) e da pauta externa (revogação do Novo Ensino Médio, retirada do Arcabouço Fiscal do Legislativo, dentre outros). 

Confira a carta na íntegra abaixo:

Conquistas

O Pavilhão III de aulas do campus de Cruz das Almas é uma reivindicação histórica dos docentes da UFRB, que foi atendida pelo Ministério da Educação. São mais de quatro mil metros quadrados, com 25 salas de aula, banheiros masculino e feminino e para pessoas com deficiência, espaços de convivências, lanchonete, secretaria, sala de professores, entre outros espaços acadêmicos. O prédio tem também escada e sinalização para acessibilidade de pessoas com deficiência e capacidade para atender até 3 mil estudantes de graduação e de pós-graduação.

Além disso, Camilo Santana também garantiu recursos para a construção de um novo complexo esportivo universitário e a conclusão de obras na sede do Centro de Ciências da Saúde (CCS). 

“Além de inaugurarmos este prédio, vamos garantir os recursos para mais um Complexo Esportivo da UFRB de Cruz das Almas, são R$ 2 milhões para concluir a obra, e também a sede do Centro de Ciências da Saúde (CCS), que é uma obra de 6,3 milhões, que está faltando recurso, estamos autorizando a conclusão”, prometeu.

About Author