Categories ANDES APUR Capa

TBT DA APUR: conheça a história da Associação dos Professores Universitários do Recôncavo


Você sabe como a APUR nasceu? Sabe como nosso sindicato é constituído e quais lutas desempenhamos ao longo do tempo? Confira abaixo um resumo da nossa história no #TBTdaAPUR desta semana.

Nossa história


Três anos após a criação da UFRB, em 13 de outubro de 2008, nasceu a Associação dos Professores Universitários do Recôncavo, a APUR, durante uma reunião que contou com a presença de 26 docentes e 23 assinaturas favoráveis. O sindicato foi criado pela necessidade do corpo acadêmico da UFRB de exercer a autonomia no movimento dos professores federais, suprindo a lacuna de ter sido, até aquele momento, a única universidade federal sem uma seção sindical ou sindicato. A APUR, então, tornou-se uma seção sindical do ANDES (Sindicato/Associação Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior), tendo como diretoria provisória os professores Amílcar Baiardi, Benedito Marques, Robério Marcelo e Soraya Luz, para os cargos de Presidente, Vice-presidente, Secretário Geral e Tesoureiro, respectivamente.

Os primeiros passos da APUR, após a institucionalização da seção, foram dados em direção à identificação de problemas da pauta interna, como a burocracia universitária, questões estruturais da UFRB e carreira docente. Antes do sindicato, a solução destes empecilhos passava por relações individuais, muitas vezes centralizadas na Reitoria, sem a devida publicidade dos fatos.

Em seguida, pautas nacionais defendidas, especialmente, pelo ANDES-SN passaram também a ser prioridade da APUR. Participamos de greves, lutamos contra as ameaças antidemocráticas e nos mobilizamos contra projetos políticos antagônicos ao bem-estar da classe trabalhadora brasileira, como o Projeto de Lei (PL) das Terceirizações; a Reforma Trabalhista; o Novo Ensino Médio; a Reforma da Previdência; o projeto FUTURE-SE; o Teto de Gastos, dentre tantos outros.

Como nosso sindicato é formado?

De acordo com o regimento, a APUR estrutura-se em Assembleia Geral; Conselho de Representantes; Diretoria e Conselho Fiscal.

A Assembleia Geral é o órgão máximo da APUR e é composta por todos os sindicalizados(as) que estão no gozo de seus direitos estatutários e regimentais. As reuniões ocorrem ordinariamente, de seis em seis meses, de forma itinerante em todos os campi ou extraordinariamente sempre que convocada pelo presidente da APUR ou por dez por cento dos sindicalizados. O intuito é de dialogar com os/as docentes e construir a pauta de reivindicações interna.

Já o Conselho de Representantes é um órgão consultivo e deliberativo, que está subordinado hierarquicamente à Assembleia Geral, composto de dois representantes dos professores dos centros da UFRB.
Por sua vez, a Diretoria é o órgão executivo da APUR, sendo composta por Presidente, Vice-presidente, Secretário, Tesoureiro e Diretor Executivo.
Completando a estrutura da APUR está o Conselho Fiscal, que é composto por três membros titulares e três suplentes eleitos pela Assembleia Geral.

Como faço para me filiar ou buscar informações sobre a APUR?

Disponibilizamos os canais de atendimento: WhatsApp 75 99871-6593; e-mail [email protected]; Instagram @apursindicato; site www.apur.org.br e o Facebook APUR Associação dos Professores e Professoras.

About Author