Categories APUR Capa diretoria

APUR repudia aumento de carga horária docente e manifesta solidariedade aos/às professores/as da Rede Municipal de Ensino de Feira de Santana

A Diretoria da Associação dos Professores Universitários do Recôncavo (APUR) vem a público manifestar repúdio à decisão da Prefeitura de Feira de Santana em aumentar a carga horária dos/das professores/as da Rede Municipal de Ensino, através da Portaria 07/2025. A decisão é mais um ataque do governo municipal aos/às docentes, que se soma, também, às negativas em atender a pauta de reivindicações da categoria.

De acordo com a Portaria 07/2025, os/as professores/as com jornada de 20 horas semanais terão ampliação na carga horária, passando de 13 para 15 horas-aula; já os/as docentes com jornada de 40 horas semanais terão acréscimo de 26 para 30 horas-aula.

A ampliação da carga horária faz parte de uma visão reducionista do papel do/da educador/a, com ampliação da presença nas escolas e redução do planejamento de atividades, e deverá causar um impacto negativo na carreira e na saúde caso a Portaria seja efetivada.

A APUR reitera que a falta de docentes no quadro de funcionários da Prefeitura não pode justificar a precarização da carreira. Por essa razão, externamos, também, solidariedade aos/às profissionais e desejamos força na luta contra retrocessos educacionais como este.

Quem tem sindicato nunca está só!

About Author