MOÇÃO DE REPÚDIO À EXONERAÇÃO DE 40 COORDENADORES/AS DE CURSOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA
Não pode haver Universidade pública de qualidade, sem práticas republicanas que assegurem o direito ao pensamento divergente, síntese de qualquer instituição democrática.
Com essa premissa, os docentes da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB, em Assembleia Permanente de Greve realizada no dia 14 de junho de 2012, aprovaram, por unanimidade, a presente moção de repúdio à exoneração de 40 coordenadores/as de cursos da UFJF, conforme publicação do Diário Oficial da União em 6 de junho de 2012, por entender tal ato como sumário e autoritário, desrespeitando os desígnios da comunidade acadêmica da UFJF que elegeu livremente seus representantes. Tais ações, que rememoram o período mais sombrio dos regimes de exceção, não podem mais encontrar eco em tempos de convivência democrática, daí nossa veemente manifestação.
Outrossim, frisamos que a Associação dos Professores Universitários do Recôncavo – APUR, sempre se fará presente em defesa de uma Universidade pública, gratuita, democrática, socialmente referenciada e de qualidade.
Auditório do Centro de Humanidades, Letras e Artes (CAHL), Cachoeira – BA, 14 de junho de 2012.
Herbert Toledo Martins
Presidente da APUR