A Associação dos Professores Universitários do Recôncavo (APUR) realizou a mesa de conversa A Ascensão de Mulheres Negras na Docência e Seus Desafios, na tarde desta quarta-feira, 26, no auditório do Centro de Ciências da Saúde (CCS/UFRB), em Santo Antônio de Jesus. O evento reuniu a comunidade da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) para ouvir os relatos emocionantes sobre o racismo, sexismo, desigualdades sociais, vida acadêmica, dentre outros, das professoras Ana Lucia Santana (CCAAB/UFRB); Diane Brito Reis Santos (CAHL/UFRB); Diana Anunciação (CCS/UFRB) e Priscilla Leonnor Ferreira (CFP/UFRB).
A mesa, que contou com a mediação da professora Talita Honorato, suplente de tesoureiro da APUR, teve o intuito de celebrar a resistência histórica das mulheres negras, fortalecer nossa organização e potencialidades de transformação em referência ao Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-americana e Caribenha, que foi comemorado no último dia 25 de julho.
Posicionamento da APUR
O evento desta quarta compõe um posicionamento histórico da APUR frente a questões tão urgentes e sensíveis na comunidade acadêmica, bem como na sociedade brasileira. O sindicato, mais uma vez, se coloca como uma instância de fortalecimento para a ação política feminista e antirrascista, enriquecendo a discussão da questão racial, de gênero e demais pautas pertinentes à categoria docente.