Categories Greve 2012 - UFRB

REUNIÃO SINDICAL – CFP – 12/07/12

REUNIÃO SINDICAL – CFP

Os/as docentes do Centro de Formação de Professores – CFP, em reunião sindical de greve, realizada no dia 11/07/2012, discutiram as propostas, do governo e das entidades sindicais, para a Carreira Docente nas Instituições Federais de Ensino. Na oportunidade, com o fito de intensificar as discussões sobre a temática, os/as professores/as, que atuam no município de Amargosa, resolveram constituir um Grupo de Trabalho sobre o tema. O coletivo terá a participação dos colegas José Raimundo de Jesus Santos, David Romão Teixeira, Djeissom Silva Ribeiro, Emanoel Luís Roque Soares, Denise Magalhães da Costa e Silvana Lúcia da Silva Lima.

Também mereceu atenção especial a mensagem 552047, expedida pelas Secretarias de Relações do Trabalho e da Gestão Pública no Serviço Público do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), que pressiona os Gestores no sentido de cortar o ponto dos servidores lotados em seus respectivos órgãos. Em linhas gerais, as discussões, neste ponto, indicaram para a gravidade da situação e a necessidade de medidas, tanto cautelares como ofensivas, que salvaguardem os princípios constitucionais da autonomia universitária e do direito à greve.

Em outro momento da reunião, foram elencadas as próximas atividades de mobilização grevista, com destaque para o ato público na Arena Fonte Nova. No encontro, também se indicou a importância de aproveitarmos a presença da Presidenta Dilma, nesta sexta-feira (13/07), em Maragojipe, para realizarmos uma manifestação. Além disso, informou-se sobre a Marcha a Brasília, organizada pelos servidores federais em greve na próxima quarta-feira (18/07), e sobre nossa próxima Assembleia Geral, a ser realizada em Cruz das Almas, no dia 19/07 (quinta-feira).

O balanço da reunião foi positivo, segundo o vice-presidente da APUR, Prof. David Romão, “em momentos como esse, ampliamos o diálogo com a base e percebemos os anseios e angústias dos docentes da UFRB. Além disso, vivenciamos um momento chave de nossa greve, portanto é preciso ampliar nossas ações, mobilizar os centros com atividades públicas que envolvam toda a sociedade. Chegou a hora de pressionarmos o governo federal para retomar as negociações e apresentar uma proposta concreta para os servidores federais em greve”.

About Author

Leave a Reply