Categories Greve 2012 - UFRB

JÁ SÃO 300 MIL SERVIDORES PÚBLICOS EM GREVE NO BRASIL

Já são 300 mil servidores públicos em greve no Brasil

A greve das universidades federais completará 3 meses na próxima terça-feira (21). Cinqüenta e seis universidades, das cinqüenta e nove existentes, esperam pela reabertura da mesa de negociação por parte do governo. Contudo, não são apenas os docentes que aguardam uma posição do governo federal, calcula-se que mais de 300 mil servidores federais estão em greve em todo o país, atingindo as mais diversas áreas: educação, saúde, segurança.

A greve nas universidades federais também abarca os servidores técnicos administrativos, paralisados desde o dia 14 de junho. No dia 01 de agosto, a Federação Nacional dos Policias Federias (FENAPEF) aprovou o indicativo de greve da categoria. Estima-se que 7 mil policiais estejam paralisados. Quanto aos policiais federais rodoviários, apenas os agentes do Piauí não aderiram á greve.

Os analistas e auditores da receita federal e servidores do INSS também esperam a posição do governo para voltarem ao trabalho. Mais recentemente, última terça-feira (14), os servidores da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) decidiram paralisar suas atividades; o que atinge diretamente os docentes do ensino superior.

Em nota, os servidores do CAPES informaram que poderá ocorrer atraso no pagamento de bolsas, na implementação de novas bolsas, no repasse de recursos a projetos e na publicação de novos editais. Como já é de se esperar em momentos de greve, o atendimento ao público pode ser prejudicado.

Nessa quinta-feira, a advocacia pública federal também discute a possibilidade de entrar em greve, caso os servidores decidam a favor, a categoria deve paralisar suas atividades até a próxima quarta-feira (22). O fato é que o país se depara com mais de vinte e cinco categorias federais em greve, reivindicando do governo não só aumento salarial, mas também melhoria nas condições de trabalho.

About Author

Leave a Reply