Festa e reflexão no dia do professor no CAHL
A comunidade acadêmica no Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL) reuniu-se em festa e reflexão no final da tarde da última segunda-feira, não só para celebrar a data, mas também para refletir sobre a educação e a condição do professor no Brasil. Guiados pelo som e pelo sabor dos salgadinhos, alunos, professores expuseram suas reflexões, seja em forma de declamação poética ou do simples argumento.
Por ser uma discussão ainda recente, a greve dos professores universitários federais foi um dos pontos bastante debatidos, por todos terem o entendimento de que ainda há muita luta pela frente.
Para a aluna de cinema e representante da Marcha Mundial das Mulheres, Beatriz Vieirah, uma intervenção desse tipo é muito importante para todo comunidade do CAHL e, principalmente, para aos alunos, pois eles se sentem na luta junto com o professor: “Nós estamos lutando pela melhoria da educação, porque os professores não conseguiram o que eles queriam com essa greve de 4 meses. É injusto um professor não ser valorizado, a questão não é só salarial, a questão também é da valorização”, explicou Beatriz.
O professor de jornalismo, Jorge Cardoso Filho entende que é ideal uma reflexão sobre a universidade e trabalho docente a partir de uma data festiva, para que sejam pensados os desafios. “Nós precisamos criar laço de comunidade entre os professores, para que estejamos habilitados para enfrentarmos essas novas dificuldades no futuro”, disse o professor.
Jorge Cardoso Filho ainda chamou a atenção para a crescente desvalorização da profissão de professor, o que dificulta a formação de novos professores: “A carreira de professor ainda está muito pouco atrativa, é muito difícil atrair um jovem estudante bom para a universidade, mostrando a ele o interesse de seguir a carreira, porque os salários não são atrativos, as condições de trabalho não são as ideias, então, ter essa oportunidade de estar com os colegas pensando essas questões no dia do professor, deixa a gente satisfeito e alegre e eu espero que atinja o objetivo de fato”, expôs Jorge.
Galeria de Fotos: