Os estudantes do curso Letras-Libras-Língua Estrangeira do CFP, Amargosa, em Assembleia Geral, realizada no dia 16 de abril de 2013, decidiram retornar às atividades de ensino a partir do dia 17 de abril de 2013. A deliberação resulta de uma avaliação positiva dos resultados das reivindicações feitas pelos discentes. Apresentam-se os resultados abaixo:
1. Assegurou-se em reunião do Colegiado de Curso, realizada na tarde do dia 15/04, o direito à reposição das aulas (ou replanejamento de programa de curso das disciplinas afetadas pela paralisação) e a reformulação do calendário de avaliações;
2. Efetivou-se, finalmente, a publicação do edital de contratação de professores para completar as vagas existentes no curso de Letras, o mesmo contempla todo o Centro de Formação de Professores (CFP) . Ressalte-se que, desde o último concurso com vagas para o CFP, realizado em outubro de 2011 (edital 02/2011), em que, na oportunidade, as vagas do curso de Letras não foram preenchidas, os discentes, desde então, têm cobrado e apresentado a necessidade de realização de novo concurso;
3. A contratação de intérprete para atender a comunidade acadêmica, em especial os usuários da Libras, foi realizada temporariamente por seis meses, podendo ser renovada por igual duração. Ressalte-se que ainda almejamos a realização de concurso público para contratação efetiva de servidores intérpretes de Libras.
4. Foi criada uma comissão composta por discentes, docentes e técnicos administrativos para, mediante análise do acervo na área de Letras, encampar ações que assegurem a ampliação do acervo bibliográfico do curso de Letras;
5. Assegurou-se a capacitação dos servidores técnico-administrativos para atender a comunidade surda. Desse modo, os servidores do CFP, já no próximo PACAP (Plano Anual de Capacitação), que será realizado em maio de 2013, farão um curso de Libras. Importa destacar que, nesse sentido, a universidade foi muito lenta. Em Comunicação Interna (C. I.) feita pela chefia do Núcleo de Políticas de Inclusão, em 24/02/2012, já era solicitado esse tipo de capacitação. Como nada fora feito, em 24/10/2012, a mesma chefia, em nova C. I. endereçada ao Núcleo de Gestão de Aprimoramento e Desempenho, dava ciência da matrícula do estudante surdo no curso de letras e pedia que uma capacitação em regime de urgência fosse dada aos servidores do CFP – o que, evidentemente, não aconteceu. As referidas comunicações foram repassadas a nós em reunião realizada no dia 09/04/13, com os pró-reitores de Administração, Planejamento e Graduação, da qual participaram o coordenador do curso de Letras/Libras/Língua Estrangeira e os estudantes Graciethe Souza e Leandro Viturino dos Santos.
Enquanto estudantes usuários e também financiadores das ações desta Universidade, lamentamos – ao mesmo tempo em que sofremos – a má qualidade dos serviços desta instituição. Dessa forma, se por um lado, as respostas frente às reivindicações foram rápidas; por outro lado, ficou evidente a morosidade da UFRB em dar andamento a seus processos e serviços. Queremos uma UFRB que atenda e ofereça serviços de qualidade. Para tanto, entendemos que, evidentemente, é necessário que os gestores assumam suas responsabilidades e compromissos com quem, de fato, financia esta instituição. Assim, externamos nossos sentimentos de repúdio às negligências daqueles que deveriam zelar e promover a qualidade no processo formativo dos futuros profissionais, que futuramente atenderão aos financiadores da própria UFRB: a maior parcela da sociedade, mais especificamente, a população economicamente desfavorecida.
Indignadamente,
Estudantes do curso Letras-Libras-Língua Estrangeira do Centro de Formação de Professores (CFP) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)
Amargosa, Bahia, 16 de abril de 2013.