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DOCENTES DO CURSO DE COMUNICAÇÃO PROMOVEM UM DIA DE MOBILIZAÇÃO

DOCENTES DO CURSO DE COMUNICAÇÃO PROMOVEM UM DIA DE MOBILIZAÇÃO

Nessa quarta-feira (24), os professores do curso de Comunicação Social – Jornalismo, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), no Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL), em Cachoeira, resolveram reivindicar melhorias no curso de forma diferente. Ao invés de paralisar as atividades e ficar em casa esperando os problemas serem resolvidos, decidiram organizar um Dia de Mobilização, unindo processo político e acadêmico.

Com o objetivo de chamar a atenção para a falta de estrutura para o desenvolvimento de algumas atividades imprescindíveis para o curso, como a falta de laboratórios e de equipamentos, os docentes promoveram o 2º Seminário Temático do Curso de Jornalismo, que contou com a presença de André Lemos, um dos pesquisadores mais importantes na área da Cibercultura. Na ocasião, alguns discentes do curso apresentaram as pesquisas que vêm desenvolvendo em grupos de extensão e pesquisa.

Segundo a professora Rachel Neuberger, uma das organizadoras do evento, o corpo docente resolveu realizar um evento acadêmico para que não houvesse uma paralisação, e sim uma mobilização. Para chamar a atenção, mostrando a variedade e riqueza de produção que o curso tem: “Mostrar a importância do curso de Comunicação para o CAHL, para a universidade. O nosso protesto não é parando, é socializando nosso conhecimento”, afirmou Rachel.

A aluna Fabiana Dias, que apresentou um relato de experiência sobre a participação no projeto de extensão ASCOM-CAHL, colocou que a mobilização é uma forma interessante de reivindicação, pois os professores optaram por reivindicar no espaço da universidade, mostrando o que o curso produz: “Promover um debate com um grande nome da Comunicação como André Lemos, realizar um seminário que deu a oportunidade para os alunos apresentarem seus projetos de pesquisa e extensão, a meu ver, é também uma forma de dizer – o curso de comunicação existe, temos potencial, e precisamos ser valorizados e ter nossas demandas atendidas”, disse a estudante.

O representante docente do CAHL, Jorge Cardoso Filho, informou que o Dia de Mobilização terminaria com uma conversa entres os docentes do curso de Comunicação e a diretoria do Centro, onde seriam apresentadas e discutidas as dificuldades do curso. O professor também colocou que a estratégia foi fazer um evento de reivindicação apresentando uma pauta positiva, que mostrasse a potencialidade do curso e o que este pode fazer pelo CAHL: “Mostrar que, mesmo com os problemas que enfrentamos, estamos produzindo muito. Se tivéssemos condições adequadas, faríamos um trabalho ainda melhor”, completou Jorge.

O estudante Leomir Santana também considerou uma iniciativa válida a de unir processo político e evento acadêmico. Para ele, um evento como o de hoje consegue mobilizar o meio acadêmico e o curso de comunicação, fomentando a reflexão sobre os assuntos referentes à área da comunicação: “O seminário se configura como um momento de pensar as formas de contribuir e elaborar as práticas jornalísticas”, afirmou o discente. Já a estudante Marizangela Sá, apesar de concordar que a mobilização foi bastante válida, pois há a necessidade de se discutir os problemas do curso de Comunicação; chamou a atenção para o fato de nem todos os alunos e professores comparecerem ao evento.

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