Segundo os dados da pesquisa “Women in Business 2015”, da Grant Thornton, 57% das companhias brasileiras não possuem mulheres em cargos de liderança, o que coloca o país na 3ª posição entre aqueles que menos colocam mulheres liderando empresas, ficando atrás apenas do Japão (66%) e da Alemanha (59%). Apesar desses números nada favoráveis às mulheres, elas têm mostrado cada vez mais uma imensa capacidade de superação, sempre se reinventando e ocupando espaços outrora de domínio masculino absoluto.
Um levantamento do Radar Industrial da Fiems, realizado no ano passado, apontou que as mulheres já ocupam 25% do total de trabalhadores no setor industrial de Mato Grosso do Sul. Esse exemplo demonstra que as mulheres têm lutado e conquistado espaços que eram exclusivamente masculinos.
O fato é que há muito a mulher tem se permitido ser muito mais que mãe ou dona de casa, ela não mais se enquadra no modelo machista e pré-estabelecido que prega que a mulher tem que ficar em casa esperando que o homem sustente a casa. Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio, divulgada pelo IBGDE em 2013, indicam que as mulheres são as responsáveis pelo sustento de 37,3% das famílias.
Não dar para negar que temos conseguido alguns avanços, mas também não podemos nos conformar com mudanças tão tímidas. Ainda temos muito pelo que lutar, muitas barreiras para quebrar, muitos preconceitos para vencer. Mas não temos dúvida de que as mulheres têm forças o suficiente para ir muito mais longe. Por isso, nesse 8 de março, mais do que felicitações, queremos desejar a você mulher batalhadora mais gana de vencer, mais capacidade de superação e muito mais conquistas.
FELIZ DIA INTERNACIONAL DA MULHER!