Confira o que foi discutido durante a Assembleia Geral da APUR

A Associação de Professores Universitários do Recôncavo (APUR) realizou a Assembleia Geral, nessa quarta-feira, 20, em Cruz das Almas. O encontro ocorreu no Pavilhão de Aulas III do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (Cetec). Os/as filiados/as discutiram a conjuntura nacional política; a pauta local; o CONAD e questões administrativas da seção. No início da Assembleia, a diretoria propôs a reorganização dos pontos de pauta, com a retirada do item 5 “atualização dos/das filiados/as em conformidade com o Artigo 12 do Regimento da APUR”, que foi aceito pelos/as docentes. Visando à participação dos/das professores/as no quadro de filiados/as, a diretoria continuará a comunicação individual com os/as docentes sobre a importância da contribuição regularizada e os benefícios oferecidos pela seção sindical. Informes à categoria Dando sequência ao encontro, a diretoria informou resumidamente aos presentes sobre a conjuntura política e social que o Brasil enfrenta atualmente, especialmente com os debates acerca do fim da jornada 6×1. Os/as docentes debateram os ataques que a classe trabalhadora enfrenta, sobretudo vindos de setores empresariais, neoliberais e conservadores, que tentam não só adiar o fim da escala, como enfraquecer a legislação trabalhista. Além disso, os/as filiados/as foram informados/as sobre as reuniões recentes realizadas entre a diretoria da APUR e a gestão universitária (Ouvidoria e Corregedoria), nas quais foram debatidos os processos sobre assédios; a celeridade das demandas; o fluxo comunicacional, dentre outros. Encerrando os informes, também foram debatidas atividades formativas do ANDES-SN que tratam sobre questões financeiras da instituição. Pauta local No segundo tópico das pautas, os/as docentes discutiram as demandas relacionadas à atuação docente no âmbito da UFRB. Em resumo, a diretoria informou que um grupo de trabalho apresentará uma minuta sobre a discussão e a reformulação da resolução 05/16, que trata do regime de trabalho. Houve também discussões sobre a resolução de progressão; as limitações no transporte de docentes que trabalham nos cursos de alternância; as questões referentes à segurança nos campi da UFRB; a unificação dos procedimentos institucionais de trabalho em todos os campi e a formação adequada para lidar com as especificidades de saúde dos/das alunos sem sobrecarregar docentes. Ainda em “pauta local”, a assembleia decidiu por empenhar esforços em torno do processo da reformulação e consolidação da estatuinte. De acordo com as opiniões dos/das participantes, o estatuto universitário está defasado e não acompanha as transformações que ocorreram na UFRB em seus mais de 20 anos. Esta não é a primeira vez que a comunidade acadêmica demonstra interesse em construir um novo estatuto. Desde 2013, reuniões e debates foram realizados em torno do assunto, mas sem avanços nas mobilizações e na consolidação do processo. A APUR tem realizado a tarefa política de escuta e levantamento das demandas locais nos centros de ensino. E a elaboração de um novo estatuto é uma bandeira histórica do nosso sindicato. Construir a Estatuinte é uma urgência histórica na qual toda a comunidade acadêmica precisa participar, com amplas reflexões e debates democráticos que serão a base para um novo estatuto para a UFRB. Por essa razão, haverá atividades, como o Sindquarta, panfletagens, a construção de um GT, seminários e campanhas nas redes sociais, convocando a mobilização do corpo docente em torno do projeto. Além disso, a assembleia também entende que será necessária a união entre docentes, técnicos e estudantes para que um estatuto que realmente atenda as características da UFRB seja criado. CONAD De 3 a 5 de julho deste ano, haverá o 9° Conselho Nacional do ANDES-SN (CONAD). O evento ocorrerá na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em São Luís, com organização da Associação de Professores da UFMA (Apruma). O tema do encontro será “Guarnicê a luta pela educação pública na terra da Balaiada: contra o imperialismo e a extrema direita”. A assembleia decidiu que as professoras Talita Honorato e Leila Longo serão a delegada e a observadora-suplente, respectivamente. Conselho Fiscal A Assembleia Geral da APUR elegeu o novo Conselho Fiscal para o biênio 2026-2027. Os eleitos por unanimidade foram: Conselho Fiscal Prof. Luiz Paulo (CAHL) Profa. Ana Paula (CETENS) Prof. Adielson Ramos de Cristo (CFP) Suplentes do Conselho Fiscal: Prof. Shanti Nitya Marengo (CCAAB) Prof. Tiago Rodrigues (CFP) Profa. Heleni Ávila (CAHL) Fundo de mobilização Encerrando o encontro, os/as docentes fizeram duas aprovações referentes ao Fundo de Mobilização. A primeira é a mudança, a partir desta assembleia, de depositar os valores referentes ao fundo em outra aplicação com rentabilidade maior e com possibilidade de movimentação diária, uma vez que a conta da PagSeguro permite apenas depósitos e movimentações únicas. Além disso, a assembleia destinou parte da arrecadação do fundo para quitar despesas da Marcha das Mulheres Negras, ocorrida em novembro de 2025, que teve participação da APUR.
APUR tem reunião com corregedoria da UFRB e discute fluxo de processos

A diretoria da Associação dos Professores Universitários do Recôncavo (APUR) se reuniu virtualmente com a corregedoria da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) para discutir o fluxo de processos de assédios e as condutas da instituição, na última segunda-feira, 11. O encontro atende a demandas docentes e instrui a direção sindical sobre o funcionamento do órgão. Por fim, a APUR estabeleceu o compromisso de retomar o debate com sua base e pensar na construção de pautas específicas para um futuro diálogo com a administração universitária. Participaram do encontro o presidente da APUR, prof. David Romão; a vice-presidente, profa. Talita Honorato; o suplente da tesoureira, prof. Éder Rodrigues e a responsável pela unidade setorial de corregedoria da UFRB, Andreia Correia. A corregedoria é um órgão interno e tem a função de fiscalizar, orientar e punir a conduta de servidores e membros da UFRB. Além disso, ela serve para garantir que as leis e os regulamentos internos sejam cumpridos, melhorando a eficiência do serviço público. Tendo em vista o combate aos assédios moral e sexual dentro da universidade, a direção da APUR se reuniu, primeiramente, com a ouvidoria da UFRB e, em seguida, com a corregedoria e externou preocupações sobre o fluxo dos processos e a conduta universitária em casos de assédios. As reuniões convocadas pela APUR são um compromisso de escuta à base e luta ativa por direitos. Quem tem sindicato nunca está só!
APUR convoca filiados/as para Assembleia Geral no CETEC, na próxima quarta-feira, 20

A Associação dos Professores Universitários do Recôncavo (APUR) realizará a Assembleia Geral sindical, na próxima quarta-feira, 20, no Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CETEC), campus de Cruz das Almas. O encontro ocorrerá presencialmente às 13h, na sala 111, no PAV III. Os/as docentes discutirão informes pertinentes à categoria; a pauta local e estatuinte; a eleição de delegado/a para o CONAD; a eleição do Conselho Fiscal; a atualização dos/das filiados/as em conformidade com o Artigo 12 do Regimento da APUR e a atualização e uso do Fundo de Mobilização. A Assembleia Geral da APUR é o dispositivo máximo de deliberação da categoria docente na UFRB. Através da coletividade dos/das filiados/as é que o sindicato constrói as bases para a luta dos direitos dos/das nossos/as professores/as. Por isso é imprescindível que todos/as participem! Fortaleça a APUR! Filie-se!
APUR marca presença em audiência pública pelo fim da escala 6×1 em Amargosa

A diretoria da Associação dos Professores Universitários do Recôncavo (APUR) participará de nova audiência pública sobre o fim da escala 6×1, na Câmara Municipal de Amargosa, nesta segunda-feira, 11. O evento ocorrerá às 18h30, através do mandato do vereador Zé do Sindicato (PT), com intuito de debater a redução da carga horário de trabalho vigente sem cortes salariais. A APUR reafirma o compromisso em defender o fim da escala 6×1 e convoca os/as filiados/as para o engajamento coletivo com outras entidades sociais. O fim da escala é possível, mas encontra uma forte resistência de forças políticas ligadas ao neoliberalismo.Junte-se à APUR! Junte-se aos movimentos sociais a favor do fim da escala 6×1. Filie-se!
APUR participa de caminhadas do Dia do/da Trabalhador/a e reivindica fim da escala 6×1

A diretoria da Associação dos Professores Universitários do Recôncavo (APUR) esteve presente na caminhada da 36ª Manifestação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar, que ocorreu na manhã desse domingo, 3, em Mutuípe, e na Caminhada dos Trabalhadores do polo sindical de Amargosa, na manhã dessa segunda-feira, 4, ambas na Bahia. As atividades foram ações coletivas de entidades sociais e sindicatos, com o apoio da APUR, com intuito de cobrar políticas públicas que beneficiem trabalhadores/as de todo o Brasil. Dentre as pautas, a APUR reivindicou o fim da escala 6×1. A participação nos atos unificados é a reafirmação do compromisso que a APUR tem com sua base, a fim de defender pautas de interesse coletivo em prol da construção de um país mais socialmente justo, saudável e com políticas públicas mais humanitárias. A APUR alerta seus/suas filiados/as para que fiquem atentos às propostas relacionadas ao fim da escala 6×1 que tramitam no Congresso Federal, de maioria conservadora e neoliberal. Só a coletividade dos/das trabalhadores/as brasileiros/as pode garantir a plena execução das vontades do povo. Filie-se à APUR! Fortaleça nossa luta sindical!