Categories notícias

Nova diretoria da Apur toma posse disposta a continuar a luta por melhores condições de trabalho

A nova diretoria da Associação dos Professores Universitários do Recôncavo (APUR) tomou posse nessa quinta-feira (13). A solenidade ocorreu na sede da Associação, localizada no prédio da  reitoria em Cruz das Almas, e contou com a presença de professores, representantes da ASSUFBA e do reitor Paulo Gabriel Nacif. A eleição para diretoria, que ocorreu no dia 28 de novembro, consolidou ainda mais a Associação, já que, apesar de ter chapa única, teve uma participação bastante expressiva dos docentes.

O professor do Centro de Formação de Professores (CFP), Kleber Peixoto, se mostrou muito satisfeito com os rumos que a representação sindical da UFRB tem tomado, e acredita que não restam dúvidas quanto à representatividade da APUR: “Quem representa hoje os professores do Recôncavo é a APUR, mesmo que a APUB tenha tentado desvirtuar essa representação durante a greve, ficou claro como nós  temos uma seção  sindical com forças para organizar os professores do Recôncavo e interferir até na cenário nacional, como ficou demonstrado com  nossos colegas durante a greve junto ao Comando Nacional”, afirmou Kleber.

Para Kleber Peixoto, a UFRB tem um sindicato forte, que cresce a cada dia; o que deixa os professores mais despreocupados, pois sabem que agora têm com quem contar, com uma diretoria que conduz as coisas a partir do diálogo. O professor também se mostrou bastante animado com a nova diretoria: “A expectativa é total, nós temos muita coisa ainda a conquistar, conseguir consolidar a nossa pauta, já temos alcançado algumas coisas das pautas locais, mas temos muito o que consolidar ainda, mas creio que no próximo ano essas coisas vão tomar um avanço  muito maior. No próximo ano,  a diretoria, que pode contar com  a base, vai vir com força total para garantir as conquistas. Espero vinda longa e sucesso para os companheiros nessa jornada”, disse o professor.

Inclusive o reitor Paulo Gabriel Nacif reconheceu a importância da APUR na luta pelas melhorias dentro da universidade e destacou seu orgulho em ser um dos filiados: “Tenho muito orgulho de fazer parte da APUR, em ver esse sindicato atingir a maturidade. Espero que consigamos estabelecer uma relação cordial, pois não é fácil negociar com vocês, mas aprende-se coletivamente”, disse o reitor.

Disposto “a lutar e negociar” como ele mesmo diz o novo presidente da APUR, David Romão Teixeira entende que a vida sindical é um aprendizado e ressaltou a importância do momento em que a UFRB está vivendo no que se refere à representação sindical. Para ele, os resultados da eleição demonstram a confiança que os docentes têm na Associação. Apesar da alegria do momento, o presidente sabe das responsabilidades que vêm pela frente: “A gente fica muito feliz e, ao mesmo tempo, ciente da responsabilidade que isso acarreta. Então, a gente marca um momento que é de sequência do projeto inicial da primeira gestão eleita, processo de sucessão com novos companheiros e companheiras compondo essa diretoria, agora de forma completa, com representações em todos os conselhos que os docentes têm vaga na UFRB e a gente identifica que algumas conquistas já foram atingidas e novas precisam ocorrer”, colocou o presidente.

Quanto às metas de gestão, David Teixeira ressaltou a ampliação do número de filiados, a melhoria dos serviços prestados pela APUR, o avanço no âmbito da discussão política dentro da própria UFRB, pensando na relação da universidade com o Recôncavo e a continuação da luta pelas melhorias das condições de ensino e trabalho. Contudo, a prioridade para o início dos trabalhos será resolver a questão da insalubridade que afeta muitos professores. Para isso, a diretoria entrará com uma ação efetiva para reparar essa injustiça.

Ciente das dificuldades que podem aparecer, o presidente se mostrou confiante no trabalho que a APUR vem realizando: “A gente fica muito tranquilo com o respeito que a APUR adquiriu nesse curto tempo de vida, com muitas dificuldades, mas já está consolidada. A gente não teme os desafios, pois já estamos construindo há muito tempo de forma coletiva. De forma coletiva fica mais fácil se defrontar com a luta. Então, a luta é grande, mas somos muitos, e estamos à disposição, continuamos fortes e independentes na luta por  melhores  condições de ensino e trabalho na UFRB e nas universidades públicas brasileiras”, afirmou o presidente.

Como ficou a diretoria

Presidente: Professor David Romão Teixeira, do CFP.

Vice-presidente: Herbert Toledo Martins, do CAHL

Diretor Executivo: Eder Pereira Rodrigues, do CCS

Suplente: Willian Tito Maia Santos, do CCS

Tesoureiro: Fabiano Machado Martins, do CCAAB

Suplente: Sérgio Anunciação Rocha, do CETEC

Secretário: Antônio Eduardo Alves de Oliveira, do CAHL

Suplente: Alessandra Nasser Caiafa

About Author

Leave a Reply