Categories ANDES

Setor das Ifes indica atualização das pautas locais e mobilização dia 12/6

Setor das Ifes indica atualização das pautas locais e mobilização dia 12/6

Priorizar a atualização das pautas locais de reivindicação e centrar esforços na mobilização para o Dia de Luta nos Estados, em conjunto com as demais entidades e movimentos sociais, foram as principais indicações do encontro que reuniu os representantes do Setor das Instituições Federais de Ensino (Ifes) do ANDES-SN, entre os dias 24 e 25 de maio, na sede do Sindicato em Brasília (DF).

Durante a reunião, os docentes fizeram a avaliação da Jornada de Luta do setor e traçaram estratégias de atuação na disputa pela reestruturação da carreira docente, com foco em “desnudar as posições e iniciativas do governo/instituição e suas consequências para os direitos dos docentes e o futuro das instituições”.

Pautas locais
A orientação do Setor das Ifes é que as pautas locais priorizem três eixos (cargos/vagas, infraestrutura e democracia), além de dar destaque a outras situações que sofrem ataques específicos como: aposentadoria; adoecimento; novos campi descentralizados; Cefet; Cap, demais Escolas vinculadas e Hospitais Universitários.

Os materiais organizados pelas seções sindicais deverão ser enviados ao ANDES-SN até o 58º Conad e servirão para dar sequência ao trabalho político e também visibilidade nacional aos principais problemas vivenciados nas IFE em todo o país.

Dia de Luta nos Estados
O dia 12 de junho foi indicado, pelo Espaço de Unidade e de Ação, como data para a realização de um Dia de Luta nos Estados para dar continuidade ao processo de mobilização em torno das reivindicações apresentadas pelos movimentos sindical e social, em reunião com a Secretária Geral da Presidência, logo após a Marcha a Brasília, em 24 de abril.

A proposta é que as seções sindicais se organizem junto às representações locais das demais entidades que compõem o Espaço para a realização de atividades conjuntas. Neste dia, as direções nacionais das entidades farão a entrega ao Supremo Tribunal Federal (STF) das assinaturas coletadas solicitando a anulação da Reforma da Previdência.

CNESF
No dia seguinte à reunião do Setor (26/5), os representantes das Ifes participaram da plenária da Coordenação Nacional das Entidades dos Servidores Federais (CNESF), na qual ficaram definidas, entre outras ações, imprimir impulso na coleta de assinaturas pela anulação da reforma da previdência, no prazo que resta; a produção por todas e cada uma das entidades de “Dossiê sobre precarização/repressão no serviço público”, com vistas à produção de materiais de denúncia e divulgação; organizar atividades de “formação política” na esteira da grande retomada das lutas com a greve do ano passado; retomada das iniciativas políticas com vistas à organização dos Fóruns Estaduais de Entidades dos SPF; a elaboração de materiais conjuntos para enfrentamento do Funpresp.

Confira a agenda definida pelo Setor das Ifes

  • Até 8/6 prosseguir na coleta de assinaturas pela Anulação da Reforma da Previdência e enviar imediatamente para o ANDES-SN;
  • Dia 12/6 participar da entrega dos abaixo assinados pela Anulação da Reforma da Previdência com ato em Brasília que contará com representação das entidades nacionais;
  • Dia 12/6 Dia de Luta nos Estados em conjunto com as demais entidades e movimentos sociais;
  • A partir 16/6 rodada de Assembleias Gerais preparatórias ao58º Conad, que acontece de 18 a 21 de julho, em Santa Maria (RS).

About Author

Leave a Reply