Categories CAHL

FÓRUM TRIPARTITE ENTREGA CARTA AO GOVERNO DO ESTADO

s_a_2606_0011

Os representantes do fórum tripartite do Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL) aproveitaram as comemorações do 25 de junho para entregar ao governo do Estado a Carta de Cachoeira, um documento que contém algumas das reivindicações de estudantes, professores e funcionários do CAHL. Além de demandas da comunidade acadêmica, a carta também chama a atenção para problemas que afligem toda a população do Recôncavo.

s_a_2606_0012

Os representantes do fórum, bem como os manifestantes do “Vem pra rua, Cachoeira”, foram recebidos pelo secretário de cultura do Estado, Albino Rubim, já que o governador Jaques Wagner só ficou na cidade durante alguns minutos, fazendo apenas o hasteamento da bandeira. Além de entregar e protocolar a Carta, o grupo colocou alguns dos principais problemas que Cachoeira tem enfrentado como: falta de corpo de bombeiros, aumento da criminalidade, inexistência de um transporte público de qualidade, falta de preparação para receber a UFRB, entre outros.

Para Albino Rubim, as reivindicações são válidas, pois não se poderia falar em democracia sem movimentos sociais, sem que existam reivindicações. Contudo, o secretário salientou que o Congresso brasileiro não é capaz de dar conta de tudo sozinho: “Temos que propor uma agenda. O Brasil precisa de uma Reforma Política. Espero que o congresso consiga ter a sensibilidade de ouvir as ruas”, afirmou Rubim.

A Carta de Cachoeira também foi entregue ao prefeito Carlos Pereira que prometeu realizar uma reunião para discutir os pontos colocados no documento.

IMPORTÂNCIA DO 25 DE JUNHO

O dia 25 de junho é uma data de suma importância para a cidade de Cachoeira, pois representa o marco das lutas da cidade no processo de independência do Brasil e da Bahia. Por isso, a partir de 25 de junho de 2008, por causa da Lei 10.695/07, aprovada pela Assembleia Legislativa da Bahia e sancionada pelo Governador, em todo 25 de junho a sede do governo e a capital do Estado da Bahia é transferida para Cachoeira, independente de quem seja o governador.

CARTA DE CACHOEIRA

Excelentíssimo Governador Jaques Wagner, temos a honra de entregar à V. Exa. a Carta de Cachoeira, documento que contém as reivindicações do Fórum Tripartite do Centro de Artes, Humanidades e Letras da UFRB. Nossas reclamações são consistentes e oriundas de uma semente plantada pelo Presidente Lula em 2005 na histórica cidade de Cachoeira. Somos o instrumento de um projeto de desenvolvimento econômico e social voltado para as populações pobres e negras do Recôncavo da Bahia. Acreditamos, Governador, que a UFRB reúne plenas condições de ser o vetor de transformação social de um território que foi o berço da civilização brasileira, desde que o governo da Bahia estabeleça parcerias com a Universidade e com os municípios da sua área de abrangência. Desenvolver a UFRB é desenvolver o Recôncavo estabelecendo protocolos de cooperação com as prefeituras. Nesta perspectiva reivindicamos a transformação do sítio da Estação Ferroviária de São Félix em espaço de multiuso podendo ali ser instalado um restaurante comunitário que atenda estudantes, professore(a)s e técnico(a)s.

Nossos estudantes estão carentes de um local para a UFRB instalar um Restaurante Universitário, que será fundamental para a fixação dos mesmos, pois com fome ninguém aprende. Queremos estabelecer protocolos de cooperação com os governos estadual, federal e municipal para aquisição de móveis urbanos, os quais serão transformados em moradias, ateliês, salões, auditórios, espaço de convivência pública, o que contribuirá com a preservação do acervo e do patrimônio histórico e artístico da Bahia, e incentivará ao turismo. Além disso, precisamos facilitar as condições objetivas para a população participar da Universidade melhorando a qualidade do ensino público fundamental oferecido às populações do Recôncavo, e a logística de transporte entre os municípios que não facilita a mobilidade da comunidade acadêmica. Neste aspecto, solicitamos a construção urgente de um novo acesso rodoviário do município de Amargosa à BR-101. Nossas reivindicações contemplam também a saúde do povo do Recôncavo, e por isso reclamamos a federalização do Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus e a sua imediata transformação em Hospital Escola do Centro de Ciências da Saúde da UFRB, bem como a instalação de um posto do Corpo de Bombeiros em Cachoeira/São Felix. São essas as nossas reivindicações que esperamos ser atendidas por V. Exa.

Muito obrigado.

About Author

Leave a Reply