Categories APUR

EM DEFESA DA EXPANSÃO DA UFRB COM QUALIDADE: diretoria da APUR vai a Feira de Santana visitar o CETENS /UFRB

Após convite oficial para conhecer as instalações do novo Centro de Ensino da UFRB e para participar da aula inaugural conjunta dos cursos de Licenciatura em Educação do Campo, a diretoria da Associação dos Professores Universitários do Recôncavo (APUR), representada pelos professores David Teixeira e Herbert Martins, esteve no Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (CETENS) no dia 25/11/13.

A diretoria da APUR aproveitou para expor as preocupações com as condições de trabalho e a pauta docente da UFRB, colocando-se como colaboradora na luta por melhorias e direitos da categoria. Em reunião com a diretora pró-tempore, Tatiana Veloso, foi tratado sobre a situação das futuras instalações oficiais do CETENS, da situação dos docentes que terão que atuar no Tempo Comunidade do curso de Licenciatura em Educação do Campo, condição que deve ser diferenciada, uma vez que precisarão se deslocar para as diversas comunidades dos discentes para acompanhar esta etapa da formação, regulação que ainda não está prevista nos regimentos da UFRB.

s-a-12-09-640
UFRB

A questão do quadro de servidores técnico-administrativos também foi discutida, já que o Centro ainda dispõe de um quadro restrito, situação que se agravou por conta dos problemas do último concurso público que inviabilizou a chegada de novos servidores. No período da tarde, a diretoria da APUR também participou da abertura da aula inaugural do novo curso de Licenciatura em Educação do Campo, onde se colocou publicamente à disposição para colaborar politicamente no bom andamento do curso, principalmente por se tratar de uma conquista histórica dos trabalhadores do campo que lutam pela reforma agrária no Brasil.

s-a-12-09-640-2
UFRB

Para o vice-presidente da APUR, Herbert Martins, o início das atividades no CETENS começa melhor do que foi em outros Centros de Ensino da UFRB: “As instalações provisórias estão passando por reformas que oferecem boas condições para sua atividade inicial, e garantirá espaços que outros Centros já consolidados ainda não possuem, como gabinetes para os docentes, no caso do CAHL em Cachoeira”, afirmou Herbert.
Mesmo assim, a APUR deixou claro que ficará acompanhando de perto as condições de trabalho e de ensino nos novos Centros, para que não se repita os problemas já conhecidos dos Centros antigos. “Algo que nos preocupa cada dia mais é a carência de servidores técnico-administrativos na UFRB, o que está acarretando sobrecarga de trabalho para os docentes, que assumem atribuições que não lhes competem, para garantir o desenvolvimento da universidade, mas que prejudica um melhor desempenho nas suas funções no campo da pesquisa, ensino e extensão. Vamos visitar todos os Centros da UFRB para dialogar com a gestão e com a comunidade no intuito de encontrar alternativas para superar os problemas”, disse o presidente da APUR, David Teixeira.

A direção da APUR aproveitou a oportunidade para informar que agendará visitas aos demais Centros de Ensino, com o objetivo de discutir e garantir a expansão e a interiorização da Educação Superior de qualidade e o atendimento da pauta docente da UFRB.

Além da diretora Tatiana Veloso, a APUR foi recebida pelos docentes que estavam envolvidos na atividade com os novos estudantes da UFRB. Tatiana Veloso se dedicou, durante o período da manhã, a apresentar as instalações, as projeções e ações do novo Centro de Ensino à diretoria da APUR.

About Author

Leave a Reply