Consun da Federal de Uberlândia rejeita pré-adesão à Ebserh
Os membros do Conselho Universitário (Consun) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) deliberaram por não firmar contrato com Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) por entenderem que “não existem informações suficientes sobre a situação jurídica e administrativa da empresa”.
A decisão do Consun foi comunicada na quarta-feira (15) pelo reitor da UFU, Elmiro Santos Resende, aos representantes do Ministério Público de Minas Gerais e Ministério Público Federal. Os órgãos haviam recomendado a “pré-adesão” da universidade à Ebserh como alternativa para solucionar as dificuldades financeiras enfrentadas pelo Hospital de Clínicas de Uberlândia (HCU).
O reitor da UFU comentou que o tema continuará em debate, e ressaltou a importância da parceria entre a UFU e o Mistério Público. “Nós precisamos do Ministério Público conosco, mas em outro sentido: na busca de uma solução imediata que passa por recursos, por reformas administrativas e por contratação de novos funcionários pelo Regime Jurídico Único [estatutários]”, afirmou.
A decisão do Consun é resultado da luta empreendida pela Associação dos Docentes da UFU (Adufu – Seção Sindical) e pelas demais entidades representantes da comunidade acadêmica na instituição.
*Com informações da UFU