Categories APUR notícias

DOCENTES COMEMORAM OS SEIS ANOS DA APUR

DOCENTES COMEMORAM OS SEIS ANOS DA APUR

 DSCN0088

Há exatos seis anos estava sendo criada a Associação dos Professores Universitários do Recôncavo (APUR). Uma entidade que, apesar do pouco tempo, tem mostrado para que veio, e lutado para assegurar todos os direitos dos/das docentes da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Para comemorar essa data tão importante, os/as docentes se reuniram em um delicioso café da manhã nesta terça-feira, em Cruz das Almas.

Regada a muita conversa e comidas típicas, a manhã de hoje foi mais uma rica oportunidade de encontro entre os/as docentes da UFRB, e também uma comemoração antecipada do dia do professor, que será nesta quarta-feira (15). Aliás, encontro poderia ser a palavra que resumiria esses seis anos de atuação da associação, afinal, um dos maiores ganhos da APUR tem sido conseguir agregar docentes de todos os centros em prol da luta pelos direitos da categoria.

DSCN0090

Uma afirmação que poderia ser atestada não só pelo histórico de conquistas da associação, mas também pelos abraços calorosos e pelas palavras de alguns dos docentes que estiveram no encontro de hoje. Palavras como as do professor José Santana (CCAAB) que deixou a desconfiança de lado e se sindicalizou: “Eu fiquei reticente em participar da APUR. Tinha aquela situação da APUB, sai ou não sai. Mas, com o passar do tempo, principalmente no episódio da greve dos docentes em 2012, eu comecei a participar e vi a atuação da APUR e me convenceu de uma forma muito contundente, a participação, a democracia e a congregação dos professores”, afirmou o docente.

O professor José Santana defendeu que a APUR é um mecanismo de muita importância para os/as docentes da UFRB, pois fez com que o corpo de professores se aproximasse mais. Para ele, se não fosse a APUR, a categoria estaria muito mais dispersa. Ainda assim, ele considera que os professores da UFRB deveriam estar mais juntos, formar uma comunidade maior de discussão. “Mas a APUR tem essa importância fundamental de está congregando os professores. Tem sido um aprendizado muito grande, eu me sinto muito bem de está aqui, de está sempre participando. A APUR é hoje um legítimo representante nosso”, completou José Santana.

DSCN0101

 Essa capacidade que a APUR tem de reunir a categoria docente também foi frisada pelo professor Sivanildo Borges (CETEC). O professor definiu a associação como sendo uma entidade capaz de reunir os anseios da categoria de docentes. O que, para ele, é uma necessidade em todas as classes, ter uma representação , porque é através dela que a categoria canaliza seus anseios. “A APUR tem se organizado, enquanto diretoria, bem consistentemente. E creio que nós, enquanto professores, temos ganhado muito em relação à busca por melhores salários, à busca por uma qualificação dentro do quadro docente”, colocou Sivanildo.

Contudo, assim como o professor José Santana, Sivanildo defende maior participação docente. “Seis anos ainda é um bebê. A gente precisa fortalecer mais a APUR, os docentes que ainda não são sindicalizados, que se sindicalizem, porque aí a gente consegue mais força. Se precisar de um advogado, a APUR disponibiliza, se precisar de uma interlocução junto à reitoria, se isso de alguma forma for dificultado, ela também pode facilitar. A APUR só tem a melhorar as condições dos docentes como um todo”, finalizou o professor.

Além dessa capacidade de congregar os/as docentes, a APUR tem sido reconhecida por sua atuação na defesa dos direitos da categoria e de uma universidade de qualidade. Para Sílvio Soglia, vice-reitor da UFRB, a representação sindical da APUR tem dado uma contribuição significativa no processo de afirmação e de crescimento da universidade, tanto do ponto de vista acadêmico quanto do ponto de vista da representação política. “A sua atuação tem focado em problemas do cotidiano e das condições de trabalho dos professores, o que nos ajuda também no processo de gestão da universidade, na medida em que esses problemas são apontados, e mais do que isso, são feitas buscas e soluções conjuntamente”, pontuou o vice-reitor.

O presidente da APUR, David Teixeira, também chamou atenção para as contribuições que a associação tem dado para a construção da universidade. Segundo ele, nesses seis anos, o mais importante é marcar esse processo de uma experiência democrática na organização dos docentes, que serve como contribuição para pensar o projeto de universidade que os/as docentes almejam.

David Teixeira afirmou que, apesar de ainda não está totalmente consolidada, a APUR consegue chegar, aos seis anos, num processo interessante da sua consolidação: “Conseguimos conquistar um funcionamento mínimo de nossa sede, com profissionais que dão estrutura ao sindicato, com assessoria jurídica que ajuda os docentes em situações peculiares e importantes de sua vida funcional, e, do ponto de vista político, a associação tem colaborado bastante na formação da nossa UFRB”, comemorou o presidente.

DSCN0114

Na visão do presidente da APUR, esse é um ponto político fundamental, pois o lapso de tempo existente entre a criação da UFRB e a criação da APUR gerou uma demanda docente que ficou represada, e que hoje a associação ainda continua por lutar por questões que já deveriam ter sido tratadas. Agora, a APUR começa a se desvencilhar dessa demanda represada, e passa a discutir o futuro e os novos passos da UFRB, partindo sempre da pauta docente, ajudando a fortalecer o projeto de universidade, aonde as categorias possam intervir a partir de seu espaço específico.

Em clima de fim de mandato, David Teixeira também falou dos desafios da próxima diretoria da APUR. “Caberá à nova diretoria o desfaio de avançar na profissionalização, continuando com o respeito e com a excelente relação que nós temos hoje com a nossa base. Esse é o elemento que nos deixa muito satisfeitos em participar desse processo, a boa relação dos sindicalizados com a diretoria, a gente percebe no contato que temos com os professores, essa relação de reciprocidade e de respeito, e eu acho que é isso que nos coloca na condição de está consolidando de fato uma instância democrática que tem muito a colaborar, a pensar uma UFRB democrática”, finalizou o presidente.

About Author

Leave a Reply