Categories APUR

REUNIÃO DA APUR DISCUTE A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO POLÍTICA E AS PRÓXIMAS AÇÕES DO SINDICATO

DSCN0179

A diretoria da Associação dos Professores Universitários do Recôncavo (APUR) e o Conselho de Representantes se reuniram, nesta terça-feira (2), com o objetivo de discutir os seguintes pontos de pauta: Informes; Balanço da gestão da diretoria da APUR 2012-2014; Cenários 2015 (campanha salarial, eleição para reitor, estatuinte); Posse da nova diretoria da APUR e Calendário de atividades. A nova diretoria também foi convidada para pensar na transição do mandato.

Com a presença de todo o conselho de representantes (Maurício Silva, Givanildo de Oliveira, Tarcísio Cordeiro e Nilton da Silva), foi deliberada a prorrogação do mandato da atual diretoria, 2012-2014, até o dia 21 de janeiro de 2015, quando haverá uma assembleia para tomada de posse da nova diretoria. A prorrogação foi aprovada por dois motivos: a data prevista para a posse era o dia 15 de dezembro de 2014, mas essa data se tornou inviável por conta das férias docentes, e a prorrogação contribuirá para facilitar o encerramento do atual mandato, dando-lhe tempo para fazer as prestações de contas necessárias e, consequentemente, ajudará na transição da nova diretoria.

Fazendo um balanço da atual diretoria da APUR, e já entrando na discussão sobre as próximas ações, o professor Antonio Eduardo Oliveira, diretor eleito para a próxima gestão do sindicato, colocou que a associação conseguiu estruturar minimamente o sindicato, mas que é necessário lembrar sempre que o principal papel da APUR é com a pauta da categoria. Por isso, o professor defende que o debate em torno da sucessão da reitoria seja politizado, e que leve em conta as reivindicações docentes. Para Eduardo, é imprescindível que o processo sucessório seja discutido com toda a comunidade.

DSCN0181

Nesse mesmo sentido, o atual presidente da APUR, David Teixeira, destacou que, independente do assunto que venha a ser colocado em pauta, como é o caso da sucessão da reitoria, a tarefa do sindicato é saber qual a pauta sindical, quais os interesses da categoria docente. “A APUR entra com uma pauta muito específica, por isso temos que pensar qual é a posição do sindicato em cada pauta apresentada pela instituição. O sindicato tem que aparecer como uma alternativa de ponto de apoio para os docentes. Nossa principal tarefa é saber como atuar enquanto sindicato nos diferentes espaços de atuação”, completou David.

Contribuindo com a discussão sobre as pautas do sindicato, o professor Tarcísio Cordeiro defendeu a posição de uma pauta sindical que fortaleça e dê um norte político à categoria docente. Na mesma linha de pensamento, o professor Willian Tito Maia colocou que, para 2015, é importante pensar o que é fundamental, aquilo que unifica a categoria, pois, em sua opinião, a fragmentação não levará os docentes para lugar nenhum.

Além de ações práticas que deem conta das pautas docentes, também foi discutido o nível do debate em torno delas. Nesse sentido, a professora Ana Cristina Givigi, diretora executiva da próxima gestão, lembrou que a universidade termina sendo gestada pelos docentes, sendo assim, se faz importante que os docentes, em especial a diretoria do sindicato, qualifiquem a sua política e a sua posição. “Não podemos palpitar em tudo sem qualidade. Temos que colaborar de fato com a nossa posição. Qualificar a nossa unidade, mas também qualificar as nossas divergências. As discussões nos amadurecem. Nós precisamos nos diferenciar, precisamos disputar política, pois a cena para o próximo ano é deprimente”, defendeu Ana Cristina.

DSCN0182

Para a vice-presidente da próxima gestão, Karina Cordeiro, é urgente se pensar na formação política dos professores da UFRB, não só para qualificar os debates, mas também como uma forma de conscientização sobre a importância da filiação. “Se não garantirmos a formação contínua e permanente, a gente perde o nosso quadro”, afirmou a futura vice-presidente. Karina também colocou que é importante pensar nas pautas que não foram atendidas pela reitoria, sendo necessário construir numa forma de pressionar.

Após as discussões, os professores presentes construíram um calendário com algumas atividades para o próximo período.  Ficou acertado que as reuniões ordinárias da diretoria da APUR ocorrerão quinzenalmente às terças-feiras. No dia 21 de janeiro de 2015, haverá uma assembleia para a posse da nova diretoria da APUR. Nos dias 23 e 24 de janeiro, haverá uma reunirão de planejamento entre a diretoria do sindicato e os representantes sindicais. Uma outra assembleia foi marcada para o dia 3 de fevereiro, com os seguintes pontos de pauta: Informes; Eleição de delegados para o congresso do ANDES-SN; Processo sucessório para reitoria e O que ocorrer. Sabendo das dúvidas sobre o tema, a APUR organizará para o dia 18 de março o Seminário de Formação sobre Previdência. O local e o horário ainda serão confirmados.

About Author

Leave a Reply