Categories APUR

POSIÇÃO DA DIREÇÃO DA APUR SOBRE O PROCESSO SUCESSÓRIO DA REITORIA DA UFRB

24-01-2014-640-maos1O ano de 2015 também será marcado pela presença de nova reitoria na UFRB. A diretoria da APUR se dispõe a organizar, com as demais representações das categorias, um processo de participação da comunidade na escolha dos dirigentes da instituição, a partir de preceitos democráticos.

Infelizmente, os/as dirigentes das universidades federais brasileiras ainda são escolhidos/as sem a obrigação de uma consulta democrática, mas sim pela escolha do/a presidente da república a partir de uma lista tríplice encaminhada pelo conselho superior da universidade. Diante de mais um processo sucessório, registramos a nossa indignação pela existência ainda de leis antidemocráticas para as escolhas dos dirigentes das universidades, e, principalmente, pela inoperância dos reitores e dos governantes em modificar legalmente este processo ao longo dos últimos anos.

Na ausência de um marco legal para a escolha democrática dos dirigentes, as categorias historicamente organizam consultas para pressionar que o candidato com maior votação possa ser escolhido pela presidência. Neste sentido, para o próximo pleito eleitoral, a direção da APUR aproveitará para discutir a importância de um processo democrático. E para orientar a posição do sindicato na comissão, realizaremos, no início do próximo semestre, uma assembleia da categoria para definir os princípios que os docentes reconhecem como adequados para escolha da representação máxima da UFRB, o que passa pelo peso dos votos das diferentes categorias e o formato do processo de consulta.

Coerente com nossa tradição, a partir da decisão da assembleia dos docentes, a diretoria da APUR se compromete a organizar o pleito para escolha do novo reitorado, e para construção de processos democráticos na UFRB.

Cruz das Almas, 04 de dezembro de 2014.

About Author

Leave a Reply