Categories ANDES Slide

PROBLEMAS CRÔNICOS DE INFRAESTRUTURA AMEAÇAM AS CONDIÇÕES DE TRABALHO E ENSINO NO CAMPUS DE AMARGOSA

IMG-20160308-WA0023

Na última segunda (07), a direção da Associação dos Professores Universitários do Recôncavo (APUR) iniciou no Centro de Formação de Professores (CFP), campus de Amargosa, uma rodada de visitas pelos Centros de Ensino da UFRB para verificar as condições de trabalho e ensino da instituição. Desde o início de 2016 o CFP tem sido palco de manifestações estudantis e de denúncias de docentes referentes às questões infraestruturais para o funcionamento do Centro. A direção da APUR foi averiguar de perto a situação.

OS representantes da APUR constaram que a situação do CFP continua caótica como nas visitas anteriores, com as obras interrompidas e inconclusas, com os constantes problemas do transbordamento das fossas sanitárias, com o lago destruído pelo esgoto e resíduos lançados em períodos de chuva, e com a Casa do DUCA fechada sem a devida manutenção.

IMG-20160308-WA0022

No que se trata do complexo esportivo que deveria ser entregue em 2012, a obra está interrompida desde o ano passado, e as ferragens e estruturas sendo danificadas pelos efeitos da exposição às intempéries da natureza. O pavilhão de laboratórios, que deveria ser entregue em junho 2015, segue em ritmo lento, e não passou da construção de sua base estrutural, quando o projetado são quatro andares.

O prédio da Casa do DUCA (antigo presídio municipal doado pela prefeitura) continua nas mesmas condições da última visita do sindicato em março de 2014, fechada e sem manutenção. O que surpreendeu a direção da APUR, uma vez que, ainda em 2014, o diretor do CFP informou à comunidade a existência de um contrato vigente para a manutenção da Casa do DUCA, da ordem de R$ 1 milhão. 

Ao visitar o Pavilhão de Aulas a APUR confirmou algumas denúncias e queixas feitas ao sindicato. Todos os extintores de incêndio estão vencidos, o mais recente tem data de 2014; o Laboratório de Química segue com os mesmos problemas elétricos e de acomodação inadequada de rejeitos, o que o sindicato já havia apontado em 15 de abril de 2013, quando da visita do Corpo de Bombeiros, condição que expõe toda a comunidade a situações insalubres e periculosas. Também foi possível observar salas de aula sem aparelhos de ventilação e refrigeração, queixa do início deste ano tanto de professores como de estudantes. A situação dos prédios de almoxarifado é outro problema, os dois prédios foram interditados, sendo que eles estavam sendo utilizados também como laboratórios de ensino adaptados por conta da ausência de espaços no campus.

Os problemas das precárias instalações do CFP se agravam com a danificação de materiais didáticos dos cursos acomodados de forma inadequada ou por ausência de instalação, parte significativa destes materiais, inclusive, perderam suas garantias, materiais esses que superam a ordem de R$ 1,5 milhão de investimento público. Neste aspecto, os principais cursos prejudicados são Educação Física e Química.

Ao encerrar a visita, os diretores da APUR ainda foram surpreendidos com um conjunto de refletores acesos no estacionamento em pleno diurno. Após consulta, foram informados que estes ficam permanentemente acesos, medida na contramão da orientação do Núcleo de Gestão de Logística Sustentável, que em fevereiro último, encaminhou e-mail aos servidores solicitando redução e economia de energia elétrica.

IMG-20160308-WA0020

Diante destas constatações, a direção da APUR solicitou, via ofício, no dia 08/03/16, à reitoria e à direção do CFP esclarecimentos referentes aos problemas identificados, a fim de que os mesmos sejam solucionados o mais rápido possível, para o início do próximo semestre. Após as respostas formais a direção do sindicato irá, com o apoio da assessoria jurídica, ver as formas legais para assegurar as condições de trabalho e ensino, assim como acionar as instâncias cabíveis em busca de cobrar as responsabilidades devidas.

Em breve a diretoria da APUR informará o calendário de visitas aos demais Centros. Os colegas que tenham informações específicas do seu Centro de Ensino, favor enviar para o e-mail do sindicato: [email protected], o sigilo será preservado.

GALERIA DE FOTOS

About Author

Leave a Reply