A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) alcançou a nota 4 no índice Geral de Cursos (IGC). O resultado foi divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) na noite desta terça-feira, 28, e reflete a qualidade dos cursos de graduação e pós-graduação das instituições de ensino superior do Brasil. De acordo com a plataforma digital e-MEC, a última avaliação disponível mostra que a UFRB tinha recebido nota 3 em 2019.
A Associação dos Professores Universitários do Recôncavo (APUR) parabeniza os docentes da UFRB e reconhece que o salto para nota 4 é uma conquista do esforço coletivo. No entanto, isto não acompanha efetivamente a qualidade das condições de trabalho e remuneração que estes profissionais têm.
De acordo com o presidente da APUR, professor Arlen Beltrão, o avanço no IGC deve ser comemorado, mas é necessário que a universidade progrida em pautas que são defendidas pelo sindicato.
“A nota conquistada pelos cursos da UFRB é fruto do comprometimento do trabalho qualificado dos professores e professoras da nossa instituição. Por isso, deve ser motivo de orgulho para nossa comunidade, mas é preciso dizer, também, que é possível progredir ainda mais. É necessário avançarmos em melhores condições de trabalho. Precisamos de mais e melhores laboratórios, qualificação das nossas salas de aula, insumos para aulas práticas. Ou seja, temos um conjunto de reivindicações que precisam ser atendidas para, de fato, implementarmos a UFRB que queremos. Sei que a categoria docente vai continuar desenvolvendo seu trabalho com qualidade e, ao mesmo tempo, a APUR estará atuando na mobilização e na luta por melhores condições laborais, na defesa da UFRB e na construção da universidade que almejamos”, enfatiza.
IGC
O índice Geral de Cursos é um indicador de qualidade do ensino superior e é construído com base numa média ponderada das notas dos cursos de graduação e pós-graduação de cada instituição. A nota é expressa em valores contínuos, que vão de 0 a 500, e em faixas, de 1 a 5, em que a ordem crescente representa a melhor colocação da instituição.