Categories APUR Blog Capa

APUR discute condições de trabalho com docentes do CCS durante café sindical

A Associação dos Professores Universitários do Recôncavo (APUR) realizou um café sindical com os/as professores/as do Centro de Ciências da Saúde (CCS), em Santo Antônio de Jesus, no último 06/03. O encontro teve o objetivo de discutir questões relacionadas às condições de trabalho, como assédios moral e sexual na universidade, o pagamento do adicional de insalubridade por risco biológico, a Campanha Salarial e a perspectiva de indicativo de greve.
Durante a reunião, os/as filiados/as chegaram à conclusão de que é necessário um canal de denúncias contra os assédios moral e sexual dentro da universidade com a punição efetiva dos envolvidos. A APUR também cobra a celeridade e a publicidade nos processos em andamento.


Insalubridade


A diretoria da APUR atualizou os/as docentes sobre as negociações entre a direção do sindicato e a gestão da UFRB a respeito do pagamento de insalubridade por risco biológico. O encaminhamento da reunião é de que os professores que ainda não fizeram a solicitação do adicional no ano passado precisam realizar neste momento. Caso o pedido tenha sido feito há mais de cinco anos, a recomendação é que haja uma nova solicitação, uma vez que, após esse prazo, não é possível acionar a Justiça. Além disso, os/as docentes ficaram de encaminhar a lista atualizada dos locais de trabalho que precisam ser laudados. Diante dessas informações, a Diretoria da APUR irá solicitar reunião com a PROGEP para tratar de um cronograma de avaliação dos referidos locais.


Saiba mais sobre o indicativo de greve e a Campanha Salarial de 2024 clicando aqui.


Luta sindical


A APUR reforça a necessidade de organização coletiva para a conquista dos benefícios. É através da filiação e da luta sindical que podemos nos manter fortes juridicamente e atentos aos nossos direitos.


Quem tem sindicato, nunca está só!

About Author