A Associação dos Professores Universitários do Recôncavo (APUR) marcou presença no 67° Conselho do ANDES – Sindicato Nacional (CONAD), em Belo Horizonte, Minas Gerais. O evento ocorreu neste fim de semana, entre os dias 26 a 28 de julho, e reuniu cerca de 300 participantes de 81 seções sindicais. Foram discutidas as resoluções remetidas no 42° Congresso, que ocorreu no início do ano em Fortaleza, a atualização dos planos de luta e a aprovação das contas do ANDES.
A APUR foi representada pela professora Leila Longo, Vice-presidenta da seção sindical, no 67° CONAD. De acordo com Leila, o evento tem grande importância porque norteia as ações sindicais em âmbito nacional.
“Este 67º CONAD foi marcado por avaliações da greve, das conquistas, mas também do que é necessário avançar. Foi discutida a necessidade de um estado de mobilização permanente da categoria em relação a luta por orçamentos e pela garantia de defesa do ensino público gratuito de qualidade, além do acompanhamento da efetivação dos acordos conquistados com a greve. Tratou-se ainda sobre a importância da união das sessões sindicais no apoio às universidades públicas estaduais, municipais e distritais, que também sofrem ataques em seus âmbitos, como o que se vê nos cortes orçamentários e salariais no Estado da Bahia atualmente, por exemplo. Tratou-se ainda sobre as necessidades específicas da multicampia, que nos envolve diretamente, sobre as condições de trabalho e saúde dos professores, de forma a se garantir a qualidade do ensino. Um ponto forte abordado ainda nesse CONAD se refere a fortalecer o ANDES como o único Sindicato Nacional com representatividade legítima da categoria, por meio de apoio às instituições de ensino superior em que a base e as direções estejam lutando para se desvencilhar de entidades cartoriais e terem suas vinculações firmadas nesse Sindicato. Todas essas ações discutidas só poderão ser efetivadas por meio de uma construção conjunta entre as Seções Sindicais e Associações Docentes que compõem o ANDES – Sindicato Nacional.”
O resumo mais detalhado do encontro pode ser encontrado no site www.andes.org.br ou nos links abaixo. Confira:
Leia mais aqui
Leia mais aqui também