Os/as professores/as servidores/as federais receberão, já no próximo dia 2 de maio, 9% de reajuste salarial e valores retroativos aos meses deste ano, além do aumento dos degraus entre as classes (steps) de 4% para 4,5%. A atualização remuneratória ocorre após uma intensa pressão dos/das docentes para aprovação e sanção da Lei Orçamentária Anual (LOA), ocorrida no último dia 10 de abril. A valorização através dos vencimentos só foi possível devido à união que formou a greve pela educação em 2024.
A pressão da greve fez com que o governo federal protocolasse um acordo com a categoria que, dentre outros direitos, garantia a pauta remuneratória que estava condicionada à aprovação da LOA. Em descaso com os/as servidores/as, a LOA só foi aprovada neste mês, meses depois do acordo. No entanto, novamente a pressão da categoria garantiu a presença do reajustamento retroativo aos meses de janeiro, fevereiro, março e abril nos contracheques já em maio.
Atualização sindical
A Associação dos Professores Universitários do Recôncavo (APUR) informa aos seus filiados a atualização da contribuição sindical após o reajuste. O percentual ainda continuará sendo 1% sobre o salário bruto (vencimento básico mais retribuição por titulação) e será debitado neste mês de maio.
Reforçamos que a contribuição sindical é essencial para fortalecer a luta em prol das nossas pautas internas e externas, bem como manter a estrutura da nossa seção sindical em pleno funcionamento. Só desta forma, podemos representar dignamente os/as docentes da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e lutar por um projeto de educação público, de qualidade e valorizador.
A nova tabela do quadro de contribuição mensal atualizada pode ser vista no link abaixo. Confira:
Quem tem sindicato nunca está só!