A Associação dos Professores Universitários do Recôncavo (APUR) participou da mesa de negociação entre o grupo Coletivo de Docentes Substitutos/as da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e a Reitoria. O encontro aconteceu na manhã desta quinta-feira, 6, em Cruz das Almas, com intuito de debater as condições de trabalho dos servidores em regime temporário. O coletivo representa cerca de 85 membros.
Os/as substitutos/as apresentaram um ofício com oito pautas reivindicatórias, as quais são sobre a duração dos contratos, redução de carga horária dedicada à sala de aula, participação em editais de pesquisa e extensão, dentre outras. Este documento foi protocolado a partir de uma reunião realizada com o setor jurídico da APUR, no último dia 13 de maio.
De acordo com a vice-presidenta da APUR, professora Leila Longo, o acompanhamento da mesa de negociação é um compromisso da seção sindical com os/as substitutos/as.
“A pauta dos/das professores/as substitutos/as vem sendo tratada com a Reitoria, especialmente, durante o período de greve, pela natureza temporária dos contratos e a necessidade de reposição de aulas após o encerramento do movimento paredista. Houve um compromisso da Reitoria em dar continuidade nos contratos que não tenham atingido o tempo máximo de vigência, para garantir que os substitutos possam repor este tempo de aulas suspensas, assim como os docentes efetivos. Neste sentido, a APUR também firmou compromisso de acompanhar todas as negociações entre os/as servidores/as substitutos/as e a gestão central.”, explica.
As fotos do encontro podem ser encontradas abaixo: