Categories APUR

APUR PRESTIGIA FESTIVAL DE MÚLTIPLAS SEXUALIDADES

APUR PRESTIGIA FESTIVAL DE MÚLTIPLAS SEXUALIDADES

Aconteceu,entre os dias 09 e 11 de dezembro, na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), o II Festival Anual Múltiplas Sexualidades. A APUR, como apoiadora constante de eventos que tenham por objetivo discutir os problemas e as soluções da universidade, se fez presente na atividade que aconteceu no dia 10, no Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL).

Representando a diretoria da APUR, o professor Willian Tito Maia frisou que é a associação sempre faz questão de contribuir com discussões tão relevantes para o crescimento e fortalecimento da universidade: “Trabalhamos com a questão da diversidade, não só da diversidade sexual, mas também a de gênero, a racial, a diversidade de formas diferentes de pensamento, de expressividade, de subjetividade. A APUR é totalmente favorável a essa discussão e vem aqui no Múltiplas para contribuir com essa discussão sobre a liberdade de expressão do ser humano, e acreditamos que todas são possíveis e são bem vindas nessa diversidade do ser humano”, acrescentou o professor.

Uma das responsáveis pela comissão de organização do evento, a aluna Camila de Oliveira (CFP) também chamou atenção para o fato de o festival proporcionar uma discussão capaz de contribuir para o desenvolvimento da universidade. “Estamos dentro de uma universidade que produz conhecimento, que também produz modos de ver e viver o mundo. Então, a gente entende que é de extrema importância discutir esse tema dentro da universidade com os estudantes, com os futuros profissionais que vão sair daqui prontos para o mercado, prontos para construir novos saberes”, afirmou Camila.

Segundo Camila, a universidade ainda discute pouco a temática da sexualidade e, muitas vezes, termina reproduzindo um discurso machista, preconceituoso e violento. “A universidade ainda está dentro de um modo de produção de conhecimento desigual, e a gente percebe nos currículos e nos cursos que não há uma discussão sobre o tema em cursos de extrema importância como, por exemplo, os de formação de professores que vão lidar com a formação de cidadãos. É mais do que necessário esse debate, já que ele não existe na sala de aula”, pontuou a estudante.

O Festival de Múltiplas Sexualidades é um evento realizado de forma coletiva, unindo esforços e ideias do Núcleo de Pesquisa em Gênero, Diversidade e Sexualidade (Capitu), do CFP, do Coletivo Aquenda de Diversidade Sexual, do CAHL e de grupo de estudantes do CCS. A ideia do Festival surgiu a partir de um projeto do Capitu, mas se fortaleceu na proposta de ser construindo com os estudantes, a partir das demandas que eles apresentam. O evento é dividido em três campi. O primeiro dia (9) foi no CCS, o segundo dia, as atividades foram concentradas no CAHL, já o terceiro e último dia (11) foi no CFP em Amargosa.

About Author

Leave a Reply