Categories Capa NOTÍCIAS PRINCIPAL

APUR participa do 41º Congresso do ANDES-SN em Rio Branco

No período de 6 a 10 de fevereiro de 2023, foi realizado o 41º Congresso Nacional do ANDES-SN, na Universidade Federal do Acre (UFAC), em Rio Branco. O evento contou com a ampla presença de delegações de seções sindicais de todo o país, incluindo a APUR, que enviou, como delegadas/os, as professoras Heleni de Ávila e Renata Gomes e os professores David Romão e Juliano Campos, e, como observador, o professor Aroldo Félix, todos eleitos em assembleia.

O Congresso foi marcado por importantes decisões políticas referentes às reivindicações salariais docentes das IFES, à participação do ANDES no Fórum Nacional Popular de Educação e à desfiliação do sindicato da CSP-Conlutas, além da apresentação de quatro chapas concorrentes à eleição da diretoria.

A plenária do congresso aprovou a luta por um índice de reajuste salarial unificado de 27%, a ser negociado já em fevereiro, junto a representantes do governo federal. Segundo o professor David Romão, trata-se de “uma conquista significativa, que representa um avanço na luta pelos direitos dos professores, uma vez que o tema da campanha salarial muitas vezes enfrentava resistência da direção nacional do ANDES.”

A decisão pela participação no Fórum Nacional Popular de Educação coloca o ANDES junto à maioria dos sindicatos e organizações em defesa da educação brasileira, representando “uma importante decisão de retomar a unidade com o conjunto das organizações, retirando o ANDES do isolamento político dos últimos anos”, afirmou o professor David.

Já a desfiliação do sindicato da CSP-Conlutas foi objeto de acalorados debates, tanto nos grupos mistos, quanto na plenária, mas a decisão pela desfiliação teve ampla maioria, com mais do que o dobro de votos que a opção pela permanência. A decisão teve o voto da delegação da APUR, que a considerou uma “libertação dos entraves políticos que isolaram o sindicato das lutas unificadas em defesa dos direitos e da democracia”.

No último dia do congresso, foram apresentadas inscrições de quatro chapas que, mediante a apresentação de toda a documentação, deverão ser homologadas em até 30 dias, podendo, assim, concorrer às eleições para a diretoria do ANDES-SN para o biênio 2023-2025, que deverão se realizar entre os dias 8 e 9 de maio deste ano. Esse número de chapas é inédito na história do ANDES e indica a forte disputa pelos rumos do sindicato em nível nacional.

Num balanço final sobre o congresso, o professor David ressaltou a importância da atuação da APUR no cenário nacional do ANDES, já que muitas das pautas discutidas em Rio Branco foram provocadas por iniciativa da APUR ao longo dos últimos congressos. Assim, segundo o professor, a delegação da APUR desempenhou um papel importante no fortalecimento do sindicato, contribuindo para que decisões políticas relevantes fossem tomadas. A delegação da APUR considerou o 41º Congresso Nacional do ANDES-SN um dos mais importantes desde 2012, do qual os professores das IFES saíram fortalecidos e com mais esperança em relação à defesa dos seus direitos.

About Author