Categories ANDES APUR Capa

APUR discute adicional insalubridade e questões relacionadas a assédios durante café com filiados/as do CCS

A diretoria da Associação dos Professores Universitários do Recôncavo (APUR) esteve presente no Centro de Ciências da Saúde (CCS – UFRB), em Santo Antônio de Jesus, na última quarta-feira, 6. O encontro faz parte da APUR Itinerante e reuniu filiados/as para um café. Também foram entregues os kits em comemoração aos 16 anos da seção sindical, além das carteirinhas que dão acesso a diversos benefícios na Bahia, como a meia-entrada em eventos.


A APUR Itinerante é uma visita aos Centros de Ensino da UFRB para ouvir de perto as demandas dos/das professores/as filiados/as ao sindicato. A atividade descentraliza os encontros e também possibilita um momento de confraternização.


Na última semana, a APUR Itinerante esteve presente nos Centros CETENS (Feira de Santana), CECULT (Santo Amaro) e CFP (Amargosa).


Discussões


Aproveitando o encontro, a diretoria da APUR informou aos/as docentes do CCS sobre o andamento das negociações com a PROGEP acerca do direito ao adicional de insalubridade por risco biológico. Este ponto foi discutido durante as últimas reuniões da APUR com os/as docentes.


Em seguida, também houve orientações e discussões acerca das questões relacionadas a diferentes tipos de assédio no local de trabalho. Os/as professores/as queixaram-se de como este assunto tem sido tratado pela administração da universidade. Por essa razão, a APUR levará este ponto de pauta para a próxima reunião com a Reitoria.
Por fim, a diretoria expôs preocupações acerca do cumprimento do acordo de greve, que foi assinado pelo governo federal e pelas entidades sindicais docentes federais em junho. Há a expectativa de que o governo fruste as categorias, especialmente porque há a adoção de gravíssimos cortes orçamentários na Educação.


Apesar do cenário preocupante, manteremos firmes as nossas cobranças e não aceitaremos de forma alguma o não cumprimento do justo acordo.

About Author