Categories Comunicado diretoria

Nota Pública

Atendendo deliberação da Assembléia Geral dos Professores da UFRB do dia 13/09/11 – que aprovou: reconhecer como legítima a pauta apresentada pelo movimento estudantil à Reitoria desta Universidade, e que a APUR intermediasse as negociações para a resolução do impasse instalado na instituição – a Diretoria da APUR entrou em contato com o movimento estudantil que ocupa a Reitoria da UFRB na tarde do dia 14/09/11, solicitando conversar para viabilizar o processo de negociação. Nesta oportunidade os estudantes informaram que não poderiam tomar nenhuma decisão naquele momento, já que as deliberações deles só poderiam ser tomadas em fórum amplo do movimento, e assim convidaram a APUR para que se apresentasse às 20:00 horas do mesmo dia no anfiteatro da Reitoria onde ocorreria  uma assembléia do movimento estudantil, na qual eles garantiriam um espaço para manifestação da representação sindical dos professores.  Na referida assembléia a APUR apresentou mais uma vez as deliberações da assembléia geral dos professores e ratificou o empenho e disponibilidade da Diretoria da APUR em colaborar para a instalação da Mesa de Negociação dos estudantes com a administração central da Universidade, em seguida os estudantes disseram que discutiriam a situação e que no outro dia, 15/09/11, informariam sobre o aceite da colaboração da APUR. Na manhã do dia de ontem a Diretoria da APUR procurou novamente os estudantes e foi informada que os mesmos não aceitaram a colaboração da APUR neste processo de instalação da mesa de negociação. Não satisfeita a Diretoria da APUR procurou novamente os estudantes no início da tarde para uma nova conversa, onde  os estudantes ratificaram a posição de não aceitar a colaboração da APUR e convidaram o Presidente da Associação a se retirar do anfiteatro da Reitoria. Mesmo após o referido “convite” a Diretoria da APUR procurou o Reitor solicitando que o mesmo emitisse Nota Pública contemplando a proposta de composição de Mesa de Negociação requerida pelos estudantes, isto é: Reitor, Vice-Reitor, Diretores de Centro e representantes dos estudantes. O que foi prontamente atendido pela Reitoria cuja Nota foi apresentada e entregue aos estudantes pelo presidente da APUR ontem à noite. Diante do exposto a Diretoria da APUR comunica aos seus filiados/as e à comunidade em geral que a Diretoria permanece a disposição para mediar a resolução deste problema institucional, porém, considera tal atuação inviável no momento, uma vez que os estudantes que ocupam a Reitoria não aceitam a nossa colaboração.

Cruz das Almas, 16 de setembro de 2011.

Diretoria da APUR