Categories ANDES APUR CAHL

APUR ITINERANTE: diretoria visita centros da UFRB nesta semana

A diretoria da Associação dos Professores Universitários do Recôncavo (APUR) estará visitando seis centros da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) nesta semana. As visitas fazem parte da APUR Itinerante, que tem o objetivo de descentralizar as discussões das questões relacionadas à categoria docente, e começarão nesta quarta-feira, 20. Discutiremos sobre a pauta local, a Campanha Salarial 2024, a possibilidade de greve na UFRB e a importância da participação na Assembleia Geral. Também faremos panfletagem nas salas de aula e demais locais de trabalhos convocando os/as docentes para se juntarem à ação.


A APUR Itinerante passará pelo Centro de Ciências da Saúde (CCS), em Santo Antônio de Jesus, às 8h desta quarta-feira, 20. Em seguida, a diretoria se deslocará aos Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas (CCAAB) e Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CETEC), ambos em Cruz das Almas, às 10h.


À tarde, às 15h, será a vez do Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (CECULT), em Santo Amaro.
No Centro de Formação de Professores (CFP), em Amargosa, as visitas acontecerão quinta-feira, 21, às 10h, às 14h e às 19h.
Já o Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL), em Cachoeira/São Félix, receberá a visita nesta sexta-feira, 22, às 10h.

Assembleia Geral da APUR


A APUR Itinerante convidará os/as docentes para participarem da Assembleia Geral, que ocorrerá na próxima terça-feira, 26, no CETENS, em Feira de Santana. No encontro, discutiremos a Campanha Salarial e a construção da greve do setor de educação, além do formato das assembleias; a recomposição do fundo de greve; a reforma da nova sede da APUR; a apreciação do parecer do Conselho Fiscal das contas de 2019, 2020, 2021, 2022 e o que ocorrer.


Campanha Salarial e greve


A falta de resposta do governo federal à contraproposta salarial da bancada sindical do ANDES-SN, apresentada em 31 de janeiro, e a não revogação das medidas do governo Bolsonaro que atacam servidoras e servidores compõem a insatisfação dos docentes de todo o Brasil. Por essa razão, o Congresso do ANDES-SN, realizado no último mês, deliberou pela construção da Greve do Setor da Educação como uma possibilidade para pressionar o Executivo em atender as nossas reivindicações. As seções sindicais estão sendo chamadas a se posicionar sobre essa questão.


Do governo Temer até o final do governo Bolsonaro não tivemos reajustes salariais e sofremos uma desvalorização de 22,71% devido à inflação. Ainda assim, o governo Lula manteve a proposta de não conceder reajuste salarial neste ano e apenas 9% parcelados em 2025 (4,55) e 2026 (4,5%).
É importante a participação dos/as nossos/as filiados/as tanto na APUR Itinerante quanto na Assembleia Geral, a fim de avançarmos na luta e conquistarmos o nosso justo reajuste.

About Author