Uma pesquisa de opinião do instituto Quaest indica que 78% da população brasileira entende como justa as greves docentes em curso em mais de 50 Instituições de Ensino Superior Federal (IFES). Apenas 19% definem como injustas e os demais, cerca de 3%, não têm uma opinião formada a respeito. O levantamento foi divulgado no fim da semana passada.
A pesquisa reflete a preocupação dos brasileiros frente aos graves cortes orçamentários que as instituições sofreram nos últimos anos; o reconhecimento de que as reivindicações docentes são justas; a percepção do povo de que a maior parte do dinheiro público tem sido dominada pelos interesses do Congresso e a compreensão de que a educação pública e de qualidade deve ser foco para construirmos um projeto de Brasil menos desigual.
O resultado da pesquisa da Quaest é mais um indicativo de que devemos permanecer em frequente estado de mobilização, pressionando os agentes políticos em prol da UFRB, das comunidades que dependem dela e de melhores condições de trabalho.