Categories APUR Blog eventos

APUR reforça campanha salarial e recomposição orçamentária da UFRB durante cerimônia de posse dos novos servidores/as

A Associação dos Professores Universitários do Recôncavo (APUR) participou da cerimônia de posse dos/as novos/as servidores/as técnicos e docentes da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), na última quinta-feira, 7, em Cruz das Almas. O evento ocorreu no Auditório da Biblioteca e contou com a presença do presidente da seção sindical, prof. Arlen Beltrão, que compôs a mesa de cerimônia. A posse de novos/as servidores/as sempre é a concretização de uma pauta histórica da APUR, que luta permanentemente pela a realização de mais concursos públicos e distribuição de vagas para a nossa universidade.


De acordo com o presidente da APUR, Arlen Beltrão, durante discurso, a chegada de novos/as servidores/as também representa uma vitória para a comunidade universitária e ajudará na luta por melhores condições de trabalho.


“A consolidação dessa universidade depende de cada um de nós e a chegada de vocês favorece a realização deste projeto que vem transformando vidas. A APUR está feliz porque a realização de concurso público e a ampliação de vagas para a UFRB é uma pauta histórica do nosso sindicato. Comemoramos e damos boas-vindas, mas temos que falar que infelizmente nossos salários estão defasados, corroídos pela inflação. A nossa universidade tem uma previsão orçamentária em 2024 menos que a de 2023. Se visualiza um período desafiador. Mas hoje contamos com vocês, por isso somos mais fortes. Não tenho dúvidas que os novos colegas estarão empenhados na luta pelo reajuste salarial e pela recomposição do orçamento da UFRB”, disse.


Boas-vindas e orientações

Ainda durante a cerimônia de posse, a APUR distribuiu cartilhas de boas-vindas e orientações aos/às novos/as docentes. O material conta com um resumo sobre a história da UFRB, do sindicato e como funcionam o estágio probatório, a carreira e a aposentadoria. A cartilha é a concretização de uma das pautas prometidas pela atual diretoria.


Segundo o professor Márcio Nunes da Silva, que é um dos docentes empossados, a ação de distribuição das cartilhas é necessária porque acolhe os novos servidores/as e orienta sobre a carreira.


“Eu estava há 10 anos no setor privado, então, confesso que tenho pouco conhecimento sobre as questões relacionadas à carreira. Fiquei muito interessado quando eu peguei a cartilha e vi os tópicos de estágio probatório e carreira docente no setor público. Já estou curioso para participar das reuniões sindicais”, concluiu.

Assembleia Geral da APUR


No próximo dia 26 de março, às 9 horas, no CETENS, será realizada a assembleia geral da APUR para discutir, dentre outras pautas, a questão da campanha salarial e a construção da greve. A Diretoria da APUR reforça o convite e espera contar com a participação da categoria.

About Author