Docentes e estudantes marcaram presença na atividade do Comando Local de Greve da Associação dos Professores Universitários do Recôncavo (APUR), no campus CAHL, em Cachoeira, nesta quarta-feira, 15. O encontro teve o intuito de repassar as ações do movimento grevista, analisar a conjuntara nacional, propor um calendário de atividades locais, valorizar as memórias das greves passadas, criar ações que aproximem a comunidade externa à universidade, dentre outros.
Além disso, ficou estabelecido que toda quarta-feira é dia de mobilizações do movimento paredista no CAHL. Já na próxima semana, 22, haverá uma performance artística e uma feijoada para a comunidade externa, com intuito de abordar o cenário de crise da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e das condições de estudo e trabalho. As ações serão partilhadas entre o Comando Local de Greve e o movimento estudantil.




Novas pautas
O entendimento conjunto entre Comando Local de Greve e movimento estudantil é a de que as próximas mobilizações terão como ponto de discussão pautas de Cachoeira e São Félix, como às relacionadas ao meio ambiente, e maneiras de engajar a comunidade externa da UFRB no conhecimento da gestão dos espaços e dos recursos universitários.
É preciso que todos participem das atividades grevistas para criarmos uma consciência coletiva sobre a UFRB e o Recôncavo, além de pressionarmos o governo federal a recompor orçamentos e dar dignidade aos servidores ao conceder o justo reajuste salarial pedido pelas categorias.