Categories ANDES APUR CAHL

ANDES consulta base para traçar perfil docente; saiba como participar

O ANDES – Sindicato Nacional lançou uma enquete a fim de traçar o perfil dos/das docentes do ensino superior e do ensino básico, técnico e tecnológico, que atuam em universidades federais, estaduais e municipais, nos institutos federais e Cefets. O levantamento está na segunda etapa e avalia as condições de trabalho e saúde dos/das servidores/as. Para participar, os/as interessados/as devem preencher o questionário até o dia 19 de dezembro de 2024.


Nesta etapa, o ANDES pretende traçar o perfil docente através de critérios como autoidentificação de cor e raça, idade, identidade de gênero, tempo de docência, dentre outros. Além disso, fará um levantamento sobre as condições de trabalho, a partir de eixos como Demandas, Exigências e Cotidiano Profissional; Tempo de trabalho; Condições estruturais e Salariais; e Relações de Trabalho e Organização Sindical.


O levantamento vai analisar ainda o processo de intensificação do trabalho docente no contexto de plataformização do trabalho acelerada, no cenário da pandemia e mantida na pós-pandemia, no eixo Tecnologias Digitais e Trabalho Remoto, e também a situação de saúde e adoecimento dos/as docentes e sua relação com as condições de trabalho (eixo Saúde Docente).


As informações pessoais coletadas terão caráter confidencial, sem a identificação dos/das participantes, conforme a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), Lei 13.709/2013.
O questionário pode ser acessado CLICANDO AQUI.


Primeira fase
Inspirada na Enquete Operária de Karl Marx, o ANDES desenvolveu a Enquete Nacional por meio do Grupo de Trabalho de Seguridade Social e Assuntos de Aposentadoria (GTSSA), com o objetivo de, não apenas investigar a realidade das condições de trabalho, mas também politizar as trabalhadoras e os trabalhadores, além de fortalecer suas organizações de luta, como instrumento de ação política.


Na primeira etapa, que aconteceu em 2023, o Sindicato Nacional ouviu docentes de 11 Instituições de Ensino Superior (Ifes) do Brasil. Os dados revelaram que os/as servidores/as enfrentam, nos últimos anos, desafios como produtivismo, o aumento na quantidade de tarefas, carga horária extensa, endividamento crescente, falta de recursos e de condições de trabalho adequadas. Estes problemas evidenciam o crescente aumento de patologias relacionadas às condições de trabalho, além de demais problemas que envolvem a saúde física e mental da categoria.


Confira clicando aqui a circular 403/2024 sobre a segunda etapa da Enquete Nacional.

Exte texto foi construído a partir de informações divulgada pelo ANDES-SN

About Author